segunda-feira, 3 de novembro de 2014

V Seminário “Ler: um direito de todos”


“Ler: um direito de todos”

Pelo quinto ano consecutivo, redes EMredando Leituras e TOKliterário promovem seminário

 


Com o objetivo de promover um espaço de socialização e reflexão das ações de incidência política na área de livro, leitura e biblioteca, as Redes EMredando Leituras e TOKliterário realizam o V Seminário “Ler: um direito de todos” Política Pública do Livro, Leitura e Biblioteca em Salvador. O evento acontecerá no dia 10 de novembro, das 8h00 às 17h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores (Praça Municipal). Vale ressaltar que a entrada é franca.

Dirigido especialmente aos mediadores de leitura, leitores e frequentadores das bibliotecas comunitárias integrantes das Redes, bem como a universitários, bibliotecários, professores, escritores e demais interessados em literatura e formação de leitores, a iniciativa oferecerá, como parte da programação, painéis temáticos e mesas de debates, com a finalidade de garantir a aproximação dos processos de edificação das Políticas Públicas do Livro e Leitura e Biblioteca em discussão no municipio.

AS REDES

EMredando Leituras

Criada no ano de 2008, por iniciativa da Avante – Educação e Mobilização Social e das Bibliotecas Comunitárias do Calabar, Paulo Freire e Sete de Abril, a rede EMredando Leituras reúne instituições, de forma democrática e participativa, e tem como principal objetivo o incentivo à leitura literária.

Composta pelas bibliotecas comunitárias de Ilha Amarela, Sete de Abril, Calabar, Maria Rita Almeida de Andrade, Paulo Freire e Ítalo, a EMredando Leituras abrange cinco dimensões, que são: formação de novos leitores e de mediadores de leitura; favorecimento do acesso ao livro; qualificação de espaços de leitura e acompanhamento de políticas públicas do livro e da leituras que favoreçam o acesso ao livro e à formação de leitores e de mediadores.

Ao todo, a rede possui com um acervo de 30 mil volumes, cerca de 16 mediadores de leitura, sete espaços para leitura com rotinas de atividades de fomento à leitura a mais de 10 mil leitores fidelizados. Além disso, conta, ainda, com apoiadores, parceiros técnicos e financeiros de diferentes setores, participa de fóruns e outros espaços de discussão e se articula com redes de leitura de diversos estados do Brasil.

Tokliterário

Com o objetivo de alertar e despertar a comunidade para a importância da leitura na formação do indivíduo, principalmente a leitura literária, a rede Tokliterário atende crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos através das bibliotecas comunitárias São José de Calazans (Vale dos Lagos), Novo Amanhecer (Horto Calafate) Padre Luís Campinotti (Jaqueira do Carneiro – Retiro), Padre Alfonso Pacciani (Fazenda Grande do Retiro), Condor, Sandra Martini e Tia Jana (ambas em Águas Claras).

 

SERVIÇO:

Quem? EMredando Leituras e TOK Literário

O quê? V Seminário: “Ler: um direito de todos” Políticas Públicas do Livro, Leitura e Biblioteca em Salvador

Quando? 10 de novembro, das 8h00 às 17h

Onde? Centro Cultural da Câmara de Vereadores (Praça Municipal)

Entrada gratuita

 

CONTATOS:

Mais informações:

Coordenação: Rodrigo Rocha: (71)8723 8665 (71)8706-0359 (Edemilson)

Assessoria de comunicação:

Jornalistas: Iris Queiroz: (71) 8887 7913 / Sara Gomes: (71) 8689 8054

Nenhum comentário:

Postar um comentário