Integrantes

Biblioteca Comunitária do Calabar

Fundadora da Rede EMredando Leituras, em 2008, junto com a Avante e as Bibliotecas Comunitárias Paulo Freire e Sete de Abril, foi inaugurada em 22 de Abril de 2006 pelo Grupo Jovens em Ação do Calabar em parceria com a Avante – Educação e Mobilização Social, a Sociedade Beneficente e Recreativa do Calabar, o Instituto C&A e com o apoio do Office Quebec-Amériques Pour La Jeunesse.

Desde então, a Biblioteca desenvolve atividades para que o gosto pela leitura faça parte da cultura da comunidade do Calabar e Alto das Pombas, através da democratização do acesso as produções literárias, do fomento à leitura e da formação de mediadores de leitura, na comunidade. Seu trabalho é bastante reconhecido por ter contribuído para a mudança da imagem do bairro, que antes era associado apenas à violência e ao tráfico de drogas, e por ter modificado a realidade dos jovens do bairro, que hoje encontram na Biblioteca um espaço acolhedor, de aprendizado coletivo, que incentiva e promove o estudo e a leitura, inclusive, 3 dos 4 educadores fundadores da Biblioteca, e que ainda nela atuam, ingressaram na Faculdade.

Seu  destaque é o grupo de Teatro e Poesia 100% Calabar, que faz diversas apresentações na cidade em eventos como Bienal do Livro da Bahia e Encontro do PROLER Salvador.

Prêmios e reconhecimentos públicos:
3º lugar no prêmio Nacional AFS Jovem Voluntário, 2007 - Conquistado pelo então líder do Grupo Jovens em Ação pela sua atuação no grupo e pela idealização e construção da Biblioteca Comunitária do Calabar
Prêmio INOVAÇÃO do Instituto C&A, 2008 - Conquistado juntamente com a Avante – Educação e Mobilização Social
Destaque no Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) com o projeto Formação de Leitores na Comunidade do Calabar

Acervo: 8.589
Instituição mantenedora: Associação Ideologia - Calabar, Salvador/BA
Funcionamento: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h

Endereço: Rua Nova do Calabar, s/n  Praça 11 de Maio - Calabar
Telefone: (71) 3331-8085  (71)87238665 Rodrigo (71) 8895-7957 Rosana
Email: bibliotecadocalabar@yahoo.com.br                                                          
FACEBOOK       SAIBA MAIS



Biblioteca Comunitária Sete de Abril

Fundadora da Rede EMredando Leituras, em 2008, junto com a Avante e as Bibliotecas Comunitárias do Calabar e Paulo Freire, foi criada em 27 de Julho de 2002. Desde então, atua no bairro de Sete de Abril e em bairros circunvizinhos desenvolvendo atividades de incentivo à leitura: contação de histórias, teatro de bonecos, concursos literários e leitura nas férias. A comunidade reconhece sua importância e participa ativamente das atividades propostas.
Atualmente funciona em local provisório, enquanto aguarda o término da construção da sua nova sede.

Acervo: 3.136
Instituição mantenedora: Associação Beneficente Cultural Ugo Meregalli 
Funcionamento: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e Sábado, quinzenalmente

Endereço: Rua Jesus Bento de Souza, 72 - Sete de Abril, Salvador/BA
Telefone: (71) 8833-4205 Gicélia  (71) 8840-7082 Jandira
Email: bibliotecasetedeabril@gmail.com
FACEBOOK   SAIBA MAIS



Biblioteca Comunitária Paulo Freire

Fundadora da Rede EMredando Leituras, em 2008, junto com a Avante e as Bibliotecas Comunitárias do Calabar e Sete de Abril, foi criada em 02 de Maio de 2001 pelo SOFIA Centro de Estudos.

A Biblioteca promove ações de incentivo à leitura literária e formação de novos leitores, principalmente, para crianças e adolescentes. Em 2006, conquistou o Troféu de Finalista do I Prêmio Viva Leitura na categoria “Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias” (MEC/ MinC/ OEI/ FundaçãoSantillana).

Dispõe de um amplo e diversificado acervo bibliográfico, tanto para a leitura local quanto para o empréstimo a usuários cadastrados. Possui instalações dotadas de salas de aula, laboratório de informática e aprazível área verde com anfiteatro. Atua em parceria com escolas públicas e comunitárias e outras organizações sociais.


Acervo: 7.949
Instituição mantenedora: SOFIA Centro de Estudos
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados, das 
08h às 12h

Endereço: Rua Almeida Brandão (R. da Estação), 77 - Escada, Salvador/BA CEP: 40.710–110
Telefone: (71) 3398–4336
Email: bcpaulofreire@gmail.com

Biblioteca Parque São Bartolomeu

Integrante da Rede EMredando Leituras desde 2009, a Biblioteca foi uma iniciativa da Associação de Moradores Nova Esperança Ilha Amarela – ASSMOILHA/Parque São Bartolomeu com o objetivo de oferecer aos moradores desse bairro acesso mais rápido e fácil a acervo literário e de pesquisa, pois não havia biblioteca na vizinhança.

A Biblioteca foi inaugurada em 12 de Novembro de 2005. O processo de construção foi um trabalho em equipe que envolveu toda a comunidade do bairro: educadores, jornalistas, jovens e membros de instituições. Esse envolvimento da comunidade é marcante na história da  Biblioteca, houve uma época, inclusive, que os moradores do bairro contribuíam financeiramente para manter a biblioteca funcionando.
A Biblioteca desenvolve atividades de incentivo à leitura e apoio escolar visando à formação cidadã dos moradores de Ilha Amarela/Parque São Bartolomeu. A Biblioteca também se preocupa com a preservação da memória local e, por isso, faz um levantamento de documentos que contam a história do Parque São Bartolomeu e do Subúrbio Ferroviário. O material coletado é disponibilizado para a comunidade.

Acervo: 3.961
Instituição mantenedora: Associação de Moradores Nova Esperança Ilha Amarela – ASSMOILHA
Funcionamento: Segunda à Sexta, nos dois turnos.

Endereço: Rua Cabaceiras, 231 E, Subúrbio Ferroviário- Ilha Amarela Salvador/BA CEP: 40715 -220
Telefone: (71) 3218-2408 / 8783-2060
Email: assmoilha2011@hotmail.com






Biblioteca de Ítalo

Integrante da Rede EMredando Leituras desde 2009, a Biblioteca foi fundada em 16 de Maio de 2005, pela Casa do Sol Pe. Luís Lintner, em homenagem à Ítalo Cambiaghi, um jovem italiano que tinha em vida o desejo de contribuir com a formação de crianças e jovens do Brasil. Em ocasião de sua morte, seus bens foram doados e revertidos para a construção desta Biblioteca, tendo apoio de seus familiares e amigos.

A Biblioteca de Ítalo desenvolve suas ações de fomento à leitura articulada com as atividades da Casa do Sol Pe. Luís Lintner, atendendo a população do Bairro de Cajazeira V.

Acervo: 9.437
Instituição mantenedora: Casa do Sol Pe. Luís Lintner
Funcionamento: Segunda e Quinta das 8h às 12h das 14h as 21h
                           Terça, Quarta e Sexta das 8h às 12h das 14h as 17h
                           Sábado das 14h às 17h
Endereço: Rua Padre Luís Lintner, 189, Cajazeira V, Salvador-BA – CEP: 41.335-100
Telefone: (71) 3309-5593
Email: bibliotecadeitalo@gmail.com


Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus

Integrante da Rede EMredando Leituras desde 2010, a Biblioteca começou como a Sala de Leitura Clementina de Jesus, criada em 15 de Setembro de 1984, pela  Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, a partir do desejo de facilitar as atividades de pesquisa escolar dos jovens deste conjunto.

A Sala foi adotada pelos jovens como novo espaço de pesquisa e leitura e, mais tarde, como um espaço de convivência, de estímulo à leitura, à produção literária, à circulação de livros, CDS, DVDs. Assim, a Sala de Leitura se transformou na Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus, que além de incentivar a leitura literária, contribui para a complementação escolar e se configura como um espaço de educação para cidadania e de resistência social. 

Nessa perspectiva, a Biblioteca desenvolve ações em parceria com escolas públicas e comunitárias e com organizações sociais dos 14 bairros da Península de Itapagipe e disponibiliza seu rico acervo para empréstimos.

Prêmios e reconhecimentos públicos:
* Prêmio Troféu Clementina de Jesus - UNEGRO/Ba 1999
* Prêmio Milton Santos – CAMAPET/Ba 2005
* Prêmio Banco Mundial de Cidadania como Experiência Inovadora – 2006
* Prêmio Enter Jovem - 2007.

Acervo: mais de 7mil, destaque para literatura afro-brasileira e indígena
Instituição mantenedora: Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia
Funcionamento: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 14h às 17h

Endereço: Conjunto Santa Luzia, quadra 05, 18 - Uruguai, Salvador/BA Próximo ao largo da metrô
Telefone: (71)3314-2148 (71)8183-2695
Email: bibliotecaclementinadejesus@gmail.com / luizamahin@gmail.com             



Biblioteca e Infocentro Maria Rita Almeida de Andrade

Integrante da Rede EMredando Leituras desde 2010, a Biblioteca foi criada em 23 de Agosto de 2009, pela Associação Sons do Bem, com o apoio do Ministério da Cultura, a partir de uma doação de acervo da psicóloga Maria Rita de Almeida.

Atualmente, a Biblioteca desenvolve atividades que visam o incentivo à leitura e o apoio escolar aos moradores do bairro de Cidade Nova e aos beneficiados pelo programa Cirandando Brasil, desenvolvido pela Sons do Bem. A Biblioteca também dispõe de computadores para consultas e pesquisas escolares.

Acervo: mais de 4 mil
Instituição mantenedora: Sons do Bem
Funcionamento: Segunda a Quinta das 8:30h às 12h e das 14h ás 17h. Sexta das 8:30h as 12h

Endereço: Rua 02 de fevereiro, 10 - Cidade Nova, Salvador/BA
Telefone: (71) 3354-6594
Email: bibliotecamariarita@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário