Fórum Baiano do Livro e da Leitura


A Rede EMredando Leituras, juntamente com a Fundação Pedro Calmon (FPC), União Brasileira dos Escritores (UBE) BA, Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, Instituto de Ciência da Informação (ICI) UFBA e Livraria Multicampi (LDM) criou o Fórum Baiano do Livro e da Leitura.

O Fórum é um espaço não governamental, democrático, não hierarquizado, sem distinções religiosas, raciais, ideológicas ou partidárias, dedicado à aprendizagem por meio do diálogo entre mediadores de leitura, bibliotecários, livreiros, escritores, ilustradores, educadores, leitores, órgãos públicos e demais atores sociais comprometidos com a universalização do acesso à leitura e à formação de leitores e de mediadores de leitura.

Seus objetivos são:
  • Fomentar e acompanhar políticas públicas do livro e da leitura que favoreçam o acesso ao livro e à formação de leitores e de mediadores de leitura.
  • Atuar na mobilização e articulação de mediadores de leitura, bibliotecários, livreiros, escritores, ilustradores, educadores, leitores, órgãos públicos e demais atores sociais comprometidos com a universalização do acesso à leitura e à formação de leitores e de mediadores de leitura.
Desta forma, o Fórum contribui para o processo de elaboração, implementação e acompanhamento da Política Estadual de Promoção do Livro e Leitura para as bibliotecas públicas, comunitárias, rurais e escolares do Estado da Bahia, em consonância com os eixos do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL): democratização de acesso, fomento à leitura e à formação de mediadores, valorização institucional da leitura e incremento do seu valor simbólico e o desenvolvimento da economia do livro. O Fórum Baiano do Livro e da Leitura entende que o PNLL representa um importante avanço no campo das políticas públicas de promoção da leitura no Brasil. Entende, também, que a implementação do PNLL requer o compromisso dos estados, municípios e a participação efetiva da sociedade civil, representada pelas instituições que têm como meta a universalização do acesso à leitura e à formação de leitores e de mediadores de leitura. Este compromisso materializa-se na elaboração dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura (PELL/PMLL).

Disso decorre afirmar que o Fórum assume o caráter de permanente atividade, através de encontros estaduais, regionais e municipais, bem como por meio do uso de ferramentas das tecnologias da informação e comunicação, aceitando o apoio e a colaboração de instituições, empresas, entre outros, que se sintam mobilizados a participar, realizando ou patrocinando as atividades.
                    
Atualmente integram este Fórum diversas instituições, dentre elas 7 bibliotecas comunitárias; Câmara Baiana do Livro; SEC - Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica; Avante – Educação e Mobilização Social; Academia de Letras e Artes do Salvador (ALAS); Conselho Regional de Biblioteconomia – BA/SE; Pontos de leitura dos Distritos de Viuveira e Massaranduba – Heliópolis (BA), Projeto Don Quixote Biblioteca Central da UFBA além de vários professores e bibliotecários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário