quinta-feira, 13 de novembro de 2014

V Seminário “Ler: direito de todos” movimenta capital baiana


Na manhã desta segunda-feira (10) teve início o V Seminário Ler: direito de todos, promovido pelas redes de bibliotecas comunitárias EMredando Leituras e TOKliterário. A iniciativa acontece até as 17h, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, e a entrada é gratuita.

Durante a abertura do evento, os participantes contaram com uma mesa redonda. De acordo com a vice-prefeita, Célia Sacramento, as bibliotecas comunitárias têm papel fundamental. “Infelizmente nós temos uma ausência muito grande dos poderes públicos no tocante ao estímulo à leitura. Para mim, tudo o que sou eu devo aos livros. Até 2016 queremos, junto com as redes, envolver toda a cidade na leitura. Eventos como esse engrandecem, enriquecem e colaboram para a construção de um mundo melhor”, ressaltou.

Para a representante do Instituto C&A, Camila Leite, existe uma luta muito grande para a divulgação do Plano Municipal do Livro e da Biblioteca. “Há uma luta para que o Plano alcance mais pessoas nesta cidade. Desde 2006 o programa Prazer em Ler vem incentivando as bibliotecas comunitárias. É preciso que o poder público, efetivamente, abrace o Plano. É importante que este decreto vire lei para que ele se mantenha”, afirmou.

Além da vice-prefeita e da representante do Instituto C&A, participaram da mesa redonda a presidente do Plano Municipal do Livro e da Biblioteca, Lourdes de Fátima Santos Pinto, a representante do pólo de leitura da TOKliterário, Jucinalva Nery, a representante do pólo de leitura da EMredando Leituras, Ladailza Teles, e a representante da Fundação Gregório de Mattos, Lucimara Souza.


“Desejamos que, através da disseminação da leitura, consigamos formar cidadãos mas conscientes dos seus direito”, disse.

Texto e foto: Incomum Soluções em Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário