quinta-feira, 13 de novembro de 2014

"Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca: qual é o papel do poder público?"

Ouvintes demonstram preocupação com a captação de recursos para a continuidade do PMLLB
Com o tema "Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca: qual é o papel do poder público?", o primeiro painel do V Seminário "Ler: direito de todos", estimulou a reflexão acerca da importância do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca (PMLLB) no estímulo à leitura, à criação de bibliotecas e à formação de um público leitor.

O vereador Sílvio Humberto afirmou que "a cultura é sempre vista como algo auxiliar. Precisamos, de fato, de fundos de recursos. Graças à rede, que foi à luta, temos o Plano, mas ele precisa ter orçamento para se fortalecer", afirmou.

Na ocasião, os participantes foram desafiados a refletir como dentro da educação e da cultura podem ser pensados caminhos para, efetivamente, se alcançar recursos dentro do orçamento municipal. Dentre as questões levantadas pela plateia estava: "o que, efetivamente, pode ser feito para além dos eventos, como a Parada do Livro e as manifestações?".

A preocupação geral do público que lotava o espaço foi levantada por uma das ouvintes. "É importante que o decreto vire lei. Enquanto rede, nós não podemos perder isso de vista. Até 2015 ainda temos o apoio do Instituto C&A, mas depois disso voltamos a ficar com a cuia na mão [sem recursos financeiros]", afirmou.

"Nós temos provocado muito os poderes públicos, pedimos audiências, foi apresentada uma proposta de ampliação das bibliotecas nas escolas. Assim que instauramos o plano, instituímos um grupo direcionado diretamente ao livro e à biblioteca. Estaremos vigilantes para que o aluno tenha o acesso garantido ao livro", disse a presidente do PMLLB, Lourdes de Fátima Santos Pinto.

Para Sílvio Humberto é importante ocupar a tribuna popular para dar visibilidade ao PMLLB e assim aportar recursos. "É vital usar o espaço da TV Câmara. Mobilização pode ser a palavra-chave para sensibilizar os gestores", concluiu o vereador.

Texto e foto: Incomum Soluções em Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário