sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PMLLB decretado


O PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, 
no uso de suas atribuições, com fundamento no inciso V, do art. 52 da Lei Orgânica do 
Município, tendo em vista as disposições do Decreto nº 24.034, de 09/07/2013, e considerando 
a necessidade de sistematizar as ações, projetos e programas na área do livro e da leitura, com 
estabelecimento de um plano de metas, objetivos e responsabilidades, com abrangência no 
município do Salvador – BA,

DECRETA: 
Art. 1º Fica instituído o Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca do 
Município do Salvador – BA (PMLLB – Salvador-BA), com duração de um decênio, tendo por 
finalidade básica assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização 
da leitura e o fortalecimento das cadeias produtiva, criativa e mediadora da leitura, como fato 
relevante para o desenvolvimento da produção intelectual, o acesso aos bens culturais e a promoção da cidadania no Município.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Segundo dia do Seminário EMredando Leituras e TOKliterário

Com o tema "Integração das Bibliotecas Públicas e Comunitárias", Malena Xavier iniciou o segundo dia de debates do Seminário EMredando Leituras e TOKliterário.











Mesa de debate sobre as fontes de recursos para o fomento à leitura em Salvador. Estão presentes Rose Rosendo, integrante da rede mulheres da Universidade Jorge Amado, Silvio Humberto, vereador, presidente de Comissão de Educação e Esportes da Câmara Municipal de Salvador e Ricardo representando a deputada federal Fátima Bezerra . A mesa é mediada por Solange Sousa, da Rede Emredando Leituras.








Pocket Show de Adriana Calcanhotto, na medição Volnei Canônica.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Palestras no Seminário Emredando Leituras e TOKliterário

José Castilho M. Neto afirma em sua palestra que é preciso juntar forças para que a leitura possa ser incentivada e que a deficiência histórica seja suprida.
A primeira mesa de discussão " Avanços e Desafios da Implementação dos Planos dos Livros e Leituras na Bahia e em Salvador" foi aberta e conta com a participação da vice-prefeita, Célia Sacramento, e João Vanderlei, da Fundação Pedro Calmon. A mesa foi mediada por Cida Fernandes, assessora do Projeto Prazer em Ler, do Instituto C&A.

De acordo com a vice-prefeita, a Prefeitura de Salvador espera o encaminhamento da Câmara de Vereadores do projeto do Plano Municipal da Leitura e da Biblioteca para que possa ser assinado o decreto que instituirá o Plano.

O coordenador do Instituto C&A, Volnei Canônica. Responsável pelo projeto Prazer em Ler, Canônica aborda sobre a "Criação dos Planos Municipais e Estaduais do Livro e Leitura" e falou primeiramente sobre os entraves para a construção desses programas de leitura e do livro, entre eles, a pouca participação da cadeia produtiva do livro e pouco conhecimento do poder público sobre as diretrizes do PNLL.






Polos estaduais de bibliotecas comunitárias - Maranhão, Pernambuco e Salvador - trocam experiências no Seminário EMredando Leituras e TOKliterário para que as redes possam saber os caminhos a serem percorridos pelos Polos já existentes e aqueles que venham a ser criados. A interação foi mediada por Camila Leite.



















Intervenção artística no Seminário EMredando Leituras e TOKliterário


Poesia de Vinicius de Moraes é declamada por crianças na abertura do Seminário EMredando Leituras e TOKliterário


Abertura do Seminário EMredando Leituras e TOKliterário








Poesia, leitura, politicas públicas do Livro, leitura e Biblioteca em pauta. Tudo isso proporcionado hoje pelo Seminário EMredando Leitura e TOKliterário. Veja alguns destes momentos.

Rodrigo Pita - Coordenador do Seminário e representante da EMredando Leituras.
Patricia Dantas - Representante do TOKliterário
José Castilho - Secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura.

Patricia Lacerda - Gerente de área de educação, arte e cultura do Instituto C&A.









sábado, 2 de novembro de 2013

Conhecendo um pouco mais dos palestrantes do Seminário EMredando Leituras e TOKliterário


Volnei Canônica é o coordenador do programa Prazer em Ler do Instituto C&A. Possui experiência prévia em promoção da leitura e formação de mediadores, tendo trabalhado em frentes de incentivo à leitura na prefeitura de Caxias do Sul (RS) e na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). É graduado em Relações Públicas, especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de Caxias do Sul e especialista em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Adriana Calcanhotto presença confirmada no Seminário

A cantora Adriana Calcanhotto que estará lançando o seu livro e fazendo um Pocket Show no Seminário EMredando Leituras e TOKliterário.

Conhecendo um pouco mais dos palestrantes do Seminário 2013

PALESTRANTE: Silvio Humberto.

Possui doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2004) .Mestre em Economia pela UFBA. É professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana desde de 1993. Um dos fundadores e atual Diretor de Comunicação do Instituto Cultural Steve Biko . Tem experiência nas áreas de Economia,Desenvolvimento Econômico, Politicas Publicas, Ações afirmativas, Relações raciais, Relações Internacionais com foco nas relações Brasil-Africa. Tem participado de conferencias,Washington, D.C(2008), Moçambique(2008) , Luanda(2006) Africa do Sul(2007), Conferencia BIKO30:30. Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Bahia.


Silvio Humberto fará parte da Mesa I Comissões de Educação da Câmara - 12 de Novembro 09:30h.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Programação do Seminário 2013



Dia 11/11/13
  • 9h30 - Mesa de abertura
  • 10h10 –  Paine l  - PNLL: Panorama Nacional do Livro e Leitura
  • 10h50 – Mesa 1 - Avanços e desafios na implementação dos Planos do Livro e da Leitura na Bahia e em Salvador
  • 14h00 – Painel II – Implantação dos Planos de Livro e Leitura pelo Brasil
  • 14h30 Mesa 1 – Socialização de experiências no processo de implantação dos Planos Municipais
  • 16h00 - lançamento da publicação sobre o processo de elaboração do Plano Municipal do Livro e da Leitua de Porto Alegre.
  • 16h15 – Coquetel

                                                                     Dia 12/11/13

  • 9h00 –  Painel III – Integração das Bibliotecas Públicas e Comunitárias
  • 9h30 Mesa 1 - Fontes de Recursos p/ fomento a leitura no municipio 
  • 14h00 – Manifestação cultural
  • 14h50 – Tertúlia Literária/Pocket Show com Adriana Calcanhotto. 

Conhecendo um pouco dos palestrantes do Seminário EMredando Leituras e TOKliterário 2013

Ingressou no mundo editorial como co-proprietário de uma editora, tornando-se um especialista em livros. Durante sua carreira, colaborou como editor-executivo e, posteriormente, como diretor da Editora UNESP, da Universidade Estadual Paulista, da qual se tornou professor. Sendo também presidente da Fundação Editora da UNESP (FEU), consolidou-a como uma editora moderna, tornando-a uma referência nacional e internacional em edição universitária.  Em 2002 foi convidado para dirigir a Biblioteca Mário de Andrade. Ao assumir a direção, ficou indignado com a situação de abandono em que a instituição se encontrava.Efetuou então a recuperação da sua infraestrutura física e institucional. Seu principal objetivo foi criar um projeto de modernização da BMA.   Em abril de 2006, José Castilho tornou-se secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) vinculado aos Ministérios da Cultura e da Educação.
José Castilho Marques Neto fará parte da Mesa I falando sobre o Panorama Nacional do Livro e Leitura - 11 de Novembro 10:10h.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Seminário EMredando Leituras e TOKLiterário




SOBRE O SEMINÁRIO



O Seminário EMredando Leituras e TOKLiterário é uma ação de formação das duas Redes, que articulam treze bibliotecas comunitárias com atuação na cidade do Salvador. É um evento aberto ao público, gratuito, dirigido especialmente a mediadores de leitura, leitores frequentadores das bibliotecas comunitárias integrantes das duas Redes, bem como a universitários, bibliotecários, professores, escritores e demais interessados por literatura e formação de leitores.

Entre os anos de 2010 e 2012 o Seminário foi promovido pela Rede EMredando Leituras. Na edição de 2013, o Seminário será realizado pelas Redes EMredando Leituras e TOKliterário. Neste ano O evento integra a Programação do Encontro Regional de Formação (Regional Norte e Nordeste) do Programa Prazer em Ler, uma ação do Instituto C&A.

Com o Seminário, pretende-se promover um espaço de socialização e reflexão das ações de incidência politica na área de livro, leitura e biblioteca. Os convidados terão a oportunidade de participar de Painéis Temáticos e mesas de debates de forma a se aproximar dos processos de edificação das Políticas Públicas do Livro e Leitura em discussão no Brasil, nos Estados e Municípios. Durante o evento o público terá a oportunidade de desfrutar de momentos de Mediação de Leitura, que homenageará um dos maiores ícones da literatura mundial, Vinícius de Moraes, que este ano completaria 100 anos.

Para abrilhantar ainda mais o Seminário, contaremos com o toque refinado de uma das maiores artista da Música Popular Brasileira, Adriana Calcanhoto, que fará uma apresentação da sua trajetória como cantora, compositora e escritora. Queremos oferecer aos nossos convidados, de forma singular, uma merecida homenagem a vida e a obra de Vinícius de Moraes. A poesia do autor integra o recente livro lançado pela artista gaucha – ANTOLOGIA ILUSTRADA DA POESIA BRASILEIRA.

O Seminário será realizado no Espaço SESC Pelourinho, nos dias 11 e 12 de novembro de 2013 com produção do Centro Cultural Ensaio.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: seminarioemredandotokliterario@gmail.com e informações adquiridas pelo telefone: 71- 3328-3628 ou pelo Blog: www.http://seminarioemredandotokliterario.blogspot.com.br/

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Poesia e Tradição Cultural da Bahia na 9ª edição do Caruru dos 7 Poetas

No dia 28 de setembro (sábado) acontece em Cachoeira (Bahia) a 9ª edição do Caruru dos Sete Poetas – Recital com Gostinho de Dendê,evento que une à literatura um momento da tradição cultural e religiosa baiana e integra diversas manifestações artísticas, tanto para o público adulto quanto o infantil. O evento é gratuito e acontece em praça pública, no Largo d’Ajuda.
A festa para a criançada começa às 15 horas, com as Brincadeiras Poéticas, programação infantil composta pelo Coletivo Poesia Além das 7 Praças,  espetáculo “Um passarinho me contou... histórias para ouvir, cantar e encantar” do Teatro Griô, além da presença dos palhaços da Cia Pé Na Terra.


Às 19 horas sai cortejo poético da Praça da Aclamação até o Largo D’Ajuda dando inicio a programação noturna, que terá como Arautos da Tertúlia os poetas Tiago Oliveira, Iago Oliveira e Marcos Peralta. Os festejos se iniciam com a performance artística do grupoImportuno Poético, formado pelas poetas Jocélia Fonseca, Cléa Barbosa e Lutigarde Oliveira.
Os sete poetas que abrilhantam a noite serão: Elisa Lucinda (RJ), Cléa Barbosa (BA), Shirley Campbell Barr (Costa Rica), Clarissa Macedo (BA), Kátia Borges (BA), Giselli Oliveira (BA), Valdeck Almeida de Jesus (BA). O encerramento fica por conta do grupo musical Gêge Nagô, que integrará intervenções poéticas em seu repertório, além das cantigas de cunho afro-barroco. É também servido o tradicional caruru para o público.
O Caruru dos Sete Poetas já é tradição em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, onde acontece desde 2005, e faz referência ao caruru dos sete meninos, de reverência aos Ibejis, da tradição afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e Damião. Numa analogia aos sete meninos das manifestações religiosas este projeto promove o encontro de sete poetas para recitar seus versos e celebrar nossa cultura e arte literária. É a miscelânea da poesia, comida baiana, exposição/comercialização de livros e performances artísticas numa celebração pública e integradora.
O Caruru é uma iniciativa da Casa de Barro – Cultura, Arte, Educação e conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia / Secretaria de Cultura / Secretaria da Fazenda / Governo do Estado da Bahia.

Informações: (75) 3425-5396 / casadebarro@gmail.com / www.casadebarro.org

Marilena Chauí faz conferência em Salvador

Uma das intelectuais mais destacadas do país, a filósofa e professora da USP vem participar de evento promovido pela Fundação Pedro Calmon para falar sobre as transformações da sociedade atual

Respeitada pela obra acadêmica e pelo papel atuante nos meios intelectual e político, Marilena Chauí será a atração do Fórum do Pensamento Crítico no dia 11 de outubro, às 19 horas, no Teatro Castro Alves com entrada gratuita. A renomada filósofa e professora da Universidade de São Paulo vem a Salvador para fazer uma conferência cujo tema é “Cultura e Transformação da Sociedade Brasileira Hoje”.
Além de conhecer a interpretação do mundo contemporâneo na visão da palestrante, o público terá a oportunidade de conhecer algumas vertentes de sua trajetória: de secretária municipal de Cultura de São Paulo à sua produção acadêmica e literária de ampla repercussão. Um exemplo é o livro de sua autoria, “O que é ideologia” (Ed. Brasiliense), Coleção Primeiros Passos, com mais de cem mil exemplares vendidos. Já sua tese “A nervura do real” recebeu Prêmio Jabuti de melhor livro brasileiro de Humanidades (2000) e Prêmio Sérgio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional de melhor livro de ensaios (1999). Recebeu ainda títulos de Doutor Honoris Causa na França e Argentina.
Trajetória brilhante | Marilena Chauí é graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1965), especialização em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1967) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971), onde leciona. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: imanência, liberdade, necessidade, servidão, beatitude e paixão.
O Fórum | De agosto a dezembro deste ano, a nova edição do Fórum do Pensamento Crítico vai discutir o tema “Cultura e transformação social”. Aberto à discussão pública e democrática, o evento terá pensadores renomados do país e do exterior, promovendo um amplo espaço de reflexão sobre temas atuais com palestrantes expoentes do meio intelectual brasileiro e de outros países. O evento conta com apoio da Fundação Perseu Abramo e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, que incorporou as conferências como atividade de extensão. O próximo palestrante será o antropólogo argentino Néstor García Canclini, no dia 25 de outubro, no Teatro ISBA, em Ondina.
Inscrições e mais informações: www.fpc.ba.gov.br/forum

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Edital de Apoio a Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura – 2013

Estarão abertas as inscrições para o Edital de Apoio a Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura -2013, que tem o objetivo ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro.
Serão selecionadas 100 (cem) propostas e cada uma delas receberá um prêmio de R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais).
O Edital dá a oportunidade para que as instituições, ou pessoas físicas responsáveis por Bibliotecas Comunitárias, ou Pontos de Leitura, apresentem uma proposta dentro de um dos 6 (seis) eixos abaixo relacionados:
Eixo 1 – Ação Cultural - manutenção de ações culturais regulares, ou criação de novas ações culturais voltadas para a dinamização dos espaços da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.
Eixo 2 – Aquisição de Bens – aquisição de acervo, mobiliário e equipamentos para a qualificação dos espaços e serviços da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.
Eixo 3 – Serviços – organização e tratamento do acervo e, informatização dos serviços de controle e empréstimo dos livros da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.
Eixo 4 – Formação de pessoal – capacitação de funcionários e gestores para atividades específicas no campo da leitura, da biblioteconomia e da gestão de espaços culturais, com vistas a qualificação dos serviços prestados pela Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.
Eixo 5 – Mobilização – ações de envolvimento e mobilização da comunidade na gestão da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.
Eixo 6 – Manutenção – manutenção do espaço e dos serviços da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Audiência Pública


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Conferência Territorial de Cultura


MinC abre concurso para seleção de atrações para promoção da Cultura na Copa do Mundo

Em âmbito nacional, certame vai selecionar mais de 200 trabalhos em diversas áreas artístico-culturais
Até 23 de setembro de 2013, estão abertas as inscrições do Concurso Cultura 2014, pelo qual serão escolhidos no mínimo 206 trabalhos artístico-culturais de todo o Brasil, no intuito de promover a cultura brasileira no período da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O certame, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), contempla música, artes visuais, literatura, dança, circo, teatro, manifestações tradicionais, audiovisual, gastronomia, artesanato, arquitetura, design, patrimônio e moda. O investimento na visibilidade da produção cultural do país através desta seleção ultrapassa os R$ 18 milhões. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo sistema SalicWeb, disponível no site do MinC (www.cultura.gov.br).

Durante o período de 10 de junho e 15 de julho de 2014, os projetos selecionados ocorrerão nas 12 cidades-sede dos Jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Natal, Cuiabá, Brasília, Manaus e Fortaleza.

Podem participar pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e grupos não constituídos juridicamente. Os projetos deverão estar dentro de um dos quatro eixos do pilar “Conteúdos Culturais”. São eles: Brasil Audiovisual (apresentação da produção audiovisual brasileira atendendo média metragem, documentários, animação e ficção); Brasil Criativo (conteúdos artísticos, em formato digital, de artesanato, moda, arquitetura, design e gastronomia, de expressão local, lidando com as mais variadas linguagens da economia criativa); Brasil Diverso (manifestações tradicionais de todos os estados do país, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro); e Brasil das Artes (exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais).

Mais informações:

EMredando Leituras sobre o PMLLB

Após a escrita da minuta do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca, (PMLLB) Salvador chega à fase final de revisão para publicação do Plano por meio de Decreto, assinado pelo prefeito ACM Neto. Apesar de ser uma publicação por decreto, a EMredando Leituras acredita que o Plano é uma grande conquista na perspectiva da construção de política pública na área da leitura.
A demanda pela criação do PMLLB foi trazida em Março desse ano pela EMredando Leituras e Tok Literário, quando foi estabelecido diálogo direto com o poder público, por meio da vice prefeita, Célia Sacramento, a respeito da criação de um plano municipal de fomento à leitura. A proposta foi acolhida e CM Neto, prefeito de Salvador indicou Célia Sacramento para coordenação do grupo de trabalho (GT), constituído em abril, para escrita da minuta do PMLLB seguindo orientações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL, 2006): processo de elaboração participativo e agrupamento de objetivos, metas e ações em 4 eixos (Democratização do acesso ao livro, Fomento à leitura e à formação de mediadores, Valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico e Fomento à cadeia criativa e à cadeia produtiva do livro).
Durante esse processo, a EMredando também propôs que o Plano soteropolitano tivesse “biblioteca” em seu título e a proposta foi acatada pelo GT. O objetivo é destacar a relevância da biblioteca como espaço de fomento à leitura e fruição cultural; de reconhecer a importância do cumprimento da Lei 12.224/10 de universalização da Biblioteca Escolar; e  de chamar a atenção para o déficit de bibliotecas em Salvador (6 bibliotecas estaduais e 2 municipais, nem todas funcionando adequadamente, cerca de 40 bibliotecas comunitárias para atender a, aproximadamente, três milhões de habitantes).

A criação do PMLLB representa um coroamento do investimento da EMredando Leituras ao longo destes 2 anos na promoção de discussões sobre a necessidade da criação de política pública para o livro e a leitura. Exemplo disso é o Seminário EMredando Leituras, que terá sua terceira edição ainda esse ano. Agora, com a conquista do PMLLB, a EMredando  Leituras assume outros desafios: acompanhar e participar da implementação do Plano.

domingo, 25 de agosto de 2013

Lançamento do PMLLB Salvador

Em 21 de agosto de 2013 foi lançado o Plano Municipal do Livro,Leitura e da Biblioteca de Salvador.

A EMredando Leituras além de ter pautado a proposta para a vice-prefeita, fez parte do GT responsável por essa construção.

O PMLLB foi lançado por Decreto. A EMredando sempre se posicionou favorável que o Plano fosse lançado por Projeto de Lei, ainda não foi desta vez, mas continuaremos na luta para construir politicas públicas em seus diversos pilares para formação de leitores em Salvador.


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

EXPOSIÇÃO COMEMORA OS 70 ANOS DO CANTOR E COMPOSITOR GILBERTO GIL

Em um dos vários depoimentos que concedeu às vésperas de seu septuagésimo aniversário – comemorado no dia 26 de junho de 2012 –, Gilberto Gil declarou que era metade gente e metade ente. Subtraindo-se os dois termos, tem-se a letra g: representação gráfica de um “radar”, símbolo perfeito para essa que é uma das mais dinâmicas e abrangentes personalidades criativas nascidas no Brasil durante o Estado Novo de Getúlio.
A exposição “GIL70″, concebida e organizada pelo poeta e designer gráfico André Vallias (1963) com a colaboração do pesquisador e ensaísta Frederico Coelho (1974), reúne obras dos mais variados gêneros, realizadas por criadores de quatro gerações, para celebrar, no espírito heterogêneo e livre das revistas marginais dos anos 70, os 70 anos de Gilberto Gil.
Depois de encantar um grande público no Rio de Janeiro – no Centro Cultural dos Correios –, em São Paulo – no Itaú Cultural – e em Brasília – no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República – a mostra chega finalmente à terra do homenageado, no Palacete das Artes, numa realização do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com o patrocínio do Itaú.
São ao todo 23 trabalhos – entre pintura, grafite, vídeo, fotografia, escultura, poesia visual e instalação interativa – inspirados em canções de Gil ou dedicados a ele, distribuídos numa área de ca. 600 m2. O conjunto é acompanhado por uma linha do tempo ricamente ilustrada com fotos e capas de disco; por 18 displays interativos que dão acesso ao áudio, letra e comentários de 70 de suas mais emblemáticas composições; e 4 totens multimídia que reúnem depoimentos de Gil sobre todas as fases de sua vida.
Participam da exposição 27 artistas, poetas, videomakers, músicos, cineastas, programadores e designers: Carlos Adriano, José Roberto Aguilar, Ricardo Aleixo, Arnaldo Antunes, Lenora de Barros, Vivian Caccuri, Adriana Calcanhotto, Augusto de Campos, Ivan Cardoso, Antonio Dias, Eduardo Denne, Bené Fonteles, Lula Buarque de Hollanda, Alex Hornest, Jarbas Jácome, Gabriel Kerhart, Raul Mourão, Carlos Nader, Antonio Peticov, Gualter Pupo, Omar Salomão, Daniel Scandurra, Ariane Stolfi, André Vallias, Caetano Veloso, Andrucha Waddington e Luiz Zerbini.
Gillberto Gil, que colaborou musicalmente na feitura de uma das instalações interativas, não interferiu na curadoria da exposição. Mas fez questão de manter uma antiga tradição: a de jogar o I Ching, para associar o projeto a um dos 64 hexagramas do milenar oráculo chinês. Obteve o de número 29 – k’an / o abismal: “A água flui ininterruptamente e chega à sua meta: a imagem do abismal repetido. Assim o homem superior caminha em constante virtude e exerce o magistério”.
A exposição “GIL70″ tem ainda um desdobramento digital que inclui uma antologia de textos escritos por Gilberto Gil – entre manifestos, artigos, discursos e entrevistas – e uma coletânea de crônicas escritas especialmente para a ocasião por: Rita Lee, José Miguel Wisnik , Marisa Alvarez Lima, Hermano Vianna, Jerusa Pires Ferreira, Carlos Rennó, Fernanda Torres, Andre Midani, Inês Pedrosa, Arto Lindsay, Bernardo Oliveira, Francisco Bosco, Jorge Mautner, Evando Nascimento, DJ Dolores e Paquito.
Exposição “GIL70″
Local: Palacete das Artes
Rua da Graça, 284 – Graça
40150-060 Salvador – BA
Inauguração: 27 de agosto, às 19h30
Visitação: 28 de agosto a 27 de outubro;
de terças às sextas-feiras, das 13 às 19h;
sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.

Lançamento do livro de Nairzinha

 
Queridos amigos.
 
Há 40 anos resgato, escrevo, contextualizo do ponto de vista Étnico, Histórico e Antropológico a brincadeira brasileira. Hoje com muita alegria comunico que fui oficialmente convidada pelo Prefeito ACM Neto, em nome Salvador a primeira Capital do Brasil a Registrar como Patrimônio Imaterial Infantil Brasileiro, as Cantigas de Roda, Brincadeiras Cantadas, Acalantos, Versos, canções de trabalho, histórias etc. Projetanto assim para o futuro "os Ecos da Infância Brasileira".
Convido os meus amigos para celebrarem essa vitória do POVO BRASILEIRO contrutor dessa cultura de beleza e utilidade, preservada e projetada agora para o futuro. ISSO É SEU, PROTEJA SEU PATRIMÔNIO!
 
Nairzinha (integrante da EMredando Leituras - Biblioteca Comunitária Maria Rita Almeida de Andrade)





segunda-feira, 19 de agosto de 2013

domingo, 18 de agosto de 2013

Abertas inscrições da edição 2013 do Ação Poética nas Comunidades

Oito artistas/grupos serão selecionados para o projeto de intervenção artística e social que se realizará no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, e no município de Cachoeira
 
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), convoca poetas, escritores e artistas que trabalhem interações entre a literatura e outras linguagens para participar da edição 2013 do Ação Poética nas Comunidades. Neste ano, o projeto se realizará em duas etapas: uma no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, de 25 a 30 de novembro, e outra no município de Cachoeira, de 2 a 7 de dezembro – a primeira vez que a ação chega também ao interior do estado. Através do concurso agora aberto, que recebe inscrições até 30 de setembro, serão selecionados oito artistas e/ou grupos residentes na Bahia para realizar oficinas e performances nos dois locais.

Criado em 2012, o Ação Poética nas Comunidades intenciona promover intervenção artística e social por meio da poesia, em sua diversidade de estilos e abordagens, em comunidades populares, através de atividades gratuitas, abertas ao público. Busca contribuir para amenizar carências socioculturais, proporcionando um tempo e um espaço para reflexão, sob o encanto da palavra poética. Cada vez mais assumida como uma arte interdisciplinar e com inúmeras possibilidades de abordagem, a poesia extrapola os espaços canônicos e invade praças, ruas, becos, favelas, bares, muros etc., deixando a cidade mais colorida, mais leve e mais humana.

No ano passado, foram duas edições realizadas, nas comunidades do Solar do Unhão e Alagados, ambas na capital. Agora, o projeto se amplia e integra duas ações em sequência, ligando o Engenho Velho de Brotas, em Salvador, a Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Em cada local, haverá três oficinas artísticas com carga horária de 15 horas e 25 vagas cada, ao longo dos cinco primeiros dias do projeto, culminando numa intervenção final no sexto e último dia, que vai integrar os oficineiros, alunos e demais artistas e coletivos participantes. Todos os profissionais envolvidos serão contratados através do concurso público em andamento.

As propostas de oficinas podem ser de temáticas variadas, relacionadas à literatura e sua interação com outras manifestações das artes. Já a ação de encerramento deve reunir artistas da palavra, poetas de diferentes tendências e estéticas – dos canônicos aos alternativos e periféricos –, além de artistas visuais, audiovisuais, circenses, dançarinos, músicos, atores e demais agentes que tragam em suas expressões as potencialidades da literatura.

Os três profissionais e/ou grupos que ministrarem aulas receberão um cachê total no valor de R$ 4,4 mil pelas atividades assumidas. Outros cinco artistas e/ou coletivos serão selecionados para se juntar aos primeiros nas ações finais, para fazer apresentações e performances, com remuneração total de R$ 2 mil. As despesas de passagem e hospedagem para os que necessitarem viajar serão custeadas pela FUNCEB.

A participação é aberta a Pessoas Físicas. Para se inscrever, o candidato deve baixar e preencher o Formulário de Inscrição disponível no site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br) e enviá-lo para a Coordenação de Literatura da FUNCEB, exclusivamente via e-mail, pelo endereço acao.poetica@funceb.ba.gov.br, conforme orientações na minuta. Deverão ser anexados demais documentos solicitados para análise da proposta. Serão válidas apenas aquelas enviadas até as 23h59 do dia 30 de setembro de 2013.

Chamada Pública: Ação Poética 2013
Inscrições exclusivamente via e-mail
Preencher e enviar Formulário de Inscrição, disponível no site da FUNCEB, para acao.poetica@funceb.ba.gov.br, juntamente com anexos devidos, com o assunto: INSCRIÇÃO – AÇÃO POÉTICA 2013
Quando: Até 30 de setembro (impreterivelmente até as 23h59 desta data)
Quanto: Grátis
Informações: 71 3324-8507 / literatura.funceb@funceb.ba.gov.br
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA