domingo, 18 de agosto de 2013

Abertas inscrições da edição 2013 do Ação Poética nas Comunidades

Oito artistas/grupos serão selecionados para o projeto de intervenção artística e social que se realizará no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, e no município de Cachoeira
 
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), convoca poetas, escritores e artistas que trabalhem interações entre a literatura e outras linguagens para participar da edição 2013 do Ação Poética nas Comunidades. Neste ano, o projeto se realizará em duas etapas: uma no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, de 25 a 30 de novembro, e outra no município de Cachoeira, de 2 a 7 de dezembro – a primeira vez que a ação chega também ao interior do estado. Através do concurso agora aberto, que recebe inscrições até 30 de setembro, serão selecionados oito artistas e/ou grupos residentes na Bahia para realizar oficinas e performances nos dois locais.

Criado em 2012, o Ação Poética nas Comunidades intenciona promover intervenção artística e social por meio da poesia, em sua diversidade de estilos e abordagens, em comunidades populares, através de atividades gratuitas, abertas ao público. Busca contribuir para amenizar carências socioculturais, proporcionando um tempo e um espaço para reflexão, sob o encanto da palavra poética. Cada vez mais assumida como uma arte interdisciplinar e com inúmeras possibilidades de abordagem, a poesia extrapola os espaços canônicos e invade praças, ruas, becos, favelas, bares, muros etc., deixando a cidade mais colorida, mais leve e mais humana.

No ano passado, foram duas edições realizadas, nas comunidades do Solar do Unhão e Alagados, ambas na capital. Agora, o projeto se amplia e integra duas ações em sequência, ligando o Engenho Velho de Brotas, em Salvador, a Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Em cada local, haverá três oficinas artísticas com carga horária de 15 horas e 25 vagas cada, ao longo dos cinco primeiros dias do projeto, culminando numa intervenção final no sexto e último dia, que vai integrar os oficineiros, alunos e demais artistas e coletivos participantes. Todos os profissionais envolvidos serão contratados através do concurso público em andamento.

As propostas de oficinas podem ser de temáticas variadas, relacionadas à literatura e sua interação com outras manifestações das artes. Já a ação de encerramento deve reunir artistas da palavra, poetas de diferentes tendências e estéticas – dos canônicos aos alternativos e periféricos –, além de artistas visuais, audiovisuais, circenses, dançarinos, músicos, atores e demais agentes que tragam em suas expressões as potencialidades da literatura.

Os três profissionais e/ou grupos que ministrarem aulas receberão um cachê total no valor de R$ 4,4 mil pelas atividades assumidas. Outros cinco artistas e/ou coletivos serão selecionados para se juntar aos primeiros nas ações finais, para fazer apresentações e performances, com remuneração total de R$ 2 mil. As despesas de passagem e hospedagem para os que necessitarem viajar serão custeadas pela FUNCEB.

A participação é aberta a Pessoas Físicas. Para se inscrever, o candidato deve baixar e preencher o Formulário de Inscrição disponível no site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br) e enviá-lo para a Coordenação de Literatura da FUNCEB, exclusivamente via e-mail, pelo endereço acao.poetica@funceb.ba.gov.br, conforme orientações na minuta. Deverão ser anexados demais documentos solicitados para análise da proposta. Serão válidas apenas aquelas enviadas até as 23h59 do dia 30 de setembro de 2013.

Chamada Pública: Ação Poética 2013
Inscrições exclusivamente via e-mail
Preencher e enviar Formulário de Inscrição, disponível no site da FUNCEB, para acao.poetica@funceb.ba.gov.br, juntamente com anexos devidos, com o assunto: INSCRIÇÃO – AÇÃO POÉTICA 2013
Quando: Até 30 de setembro (impreterivelmente até as 23h59 desta data)
Quanto: Grátis
Informações: 71 3324-8507 / literatura.funceb@funceb.ba.gov.br
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA



Nenhum comentário:

Postar um comentário