quarta-feira, 28 de agosto de 2013

EMredando Leituras sobre o PMLLB

Após a escrita da minuta do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca, (PMLLB) Salvador chega à fase final de revisão para publicação do Plano por meio de Decreto, assinado pelo prefeito ACM Neto. Apesar de ser uma publicação por decreto, a EMredando Leituras acredita que o Plano é uma grande conquista na perspectiva da construção de política pública na área da leitura.
A demanda pela criação do PMLLB foi trazida em Março desse ano pela EMredando Leituras e Tok Literário, quando foi estabelecido diálogo direto com o poder público, por meio da vice prefeita, Célia Sacramento, a respeito da criação de um plano municipal de fomento à leitura. A proposta foi acolhida e CM Neto, prefeito de Salvador indicou Célia Sacramento para coordenação do grupo de trabalho (GT), constituído em abril, para escrita da minuta do PMLLB seguindo orientações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL, 2006): processo de elaboração participativo e agrupamento de objetivos, metas e ações em 4 eixos (Democratização do acesso ao livro, Fomento à leitura e à formação de mediadores, Valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico e Fomento à cadeia criativa e à cadeia produtiva do livro).
Durante esse processo, a EMredando também propôs que o Plano soteropolitano tivesse “biblioteca” em seu título e a proposta foi acatada pelo GT. O objetivo é destacar a relevância da biblioteca como espaço de fomento à leitura e fruição cultural; de reconhecer a importância do cumprimento da Lei 12.224/10 de universalização da Biblioteca Escolar; e  de chamar a atenção para o déficit de bibliotecas em Salvador (6 bibliotecas estaduais e 2 municipais, nem todas funcionando adequadamente, cerca de 40 bibliotecas comunitárias para atender a, aproximadamente, três milhões de habitantes).

A criação do PMLLB representa um coroamento do investimento da EMredando Leituras ao longo destes 2 anos na promoção de discussões sobre a necessidade da criação de política pública para o livro e a leitura. Exemplo disso é o Seminário EMredando Leituras, que terá sua terceira edição ainda esse ano. Agora, com a conquista do PMLLB, a EMredando  Leituras assume outros desafios: acompanhar e participar da implementação do Plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário