Após a escrita da minuta do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca, (PMLLB) Salvador chega à fase final de revisão para publicação do Plano por meio de Decreto, assinado pelo prefeito ACM Neto. Apesar de ser uma publicação por decreto, a EMredando Leituras acredita que o Plano é uma grande conquista na perspectiva da construção de política pública na área da leitura.
Durante esse processo, a EMredando também propôs que o Plano soteropolitano tivesse “biblioteca” em seu título e a proposta foi acatada pelo GT. O objetivo é destacar a relevância da biblioteca como espaço de fomento à leitura e fruição cultural; de reconhecer a importância do cumprimento da Lei 12.224/10 de universalização da Biblioteca Escolar; e de chamar a atenção para o déficit de bibliotecas em Salvador (6 bibliotecas estaduais e 2 municipais, nem todas funcionando adequadamente, cerca de 40 bibliotecas comunitárias para atender a, aproximadamente, três milhões de habitantes).
A criação do PMLLB representa um coroamento do investimento da EMredando Leituras ao longo destes 2 anos na promoção de discussões sobre a necessidade da criação de política pública para o livro e a leitura. Exemplo disso é o Seminário EMredando Leituras, que terá sua terceira edição ainda esse ano. Agora, com a conquista do PMLLB, a EMredando Leituras assume outros desafios: acompanhar e participar da implementação do Plano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário