sábado, 18 de fevereiro de 2012

Festival de Declamação de Castro Alves


Interessados em participar da 11ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves já podem se inscrever. O evento acontece no dia 10 de março em Cabaceiras do Paraguaçu, município do recôncavo baiano situado a 170 quilômetros de Salvador, e integra o conjunto de atividades que será promovido pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) para celebrar os 165 anos do nascimento do trovador baiano. As ações acontecem no Parque Histórico Castro Alves, que fica situado na Praça Castro Alves, nº 10.
Durante o concurso, pessoas de diversas regiões do estado e de todas as idades entoam os versos do poeta baiano, levando sua obra ao grande público. Os inscritos são analisados por um júri composto por técnicos da DIMUS, diretores de teatro, poetas e profissionais da área de literatura, que avaliam os seguintes critérios: interpretação, originalidade, criatividade e fidelidade ao texto declamado. Os cinco primeiros colocados são contemplados com prêmios que variam entre R$ 500 e R$ 1.500 e se apresentam também no dia 14 de março, durante as comemorações do aniversário de Castro Alves.
As inscrições para o festival estão abertas até 05 de março e devem ser efetuadas pelo telefone (75) 3681-1102 ou através do blog www.dimusbahia.wordpress.com. Não é permitida a participação de servidores estaduais e crianças a partir de 10 anos podem concorrer, desde que estejam acompanhadas dos responsáveis.
Parque Histórico Castro Alves – O Parque Histórico Castro Alves é um museu biográfico que funciona em um espaço com 52 mil metros quadrados. Situado na Fazenda Cabaceiras, onde morou Castro Alves, o museu foi inaugurado em março de 1971, por ocasião do primeiro centenário da morte do poeta baiano. Além de acervo de mais de 380 objetos que pertenceram a Castro Alves e seus familiares, formado por fotografias, cartões-postais, manuscritos, livros, indumentárias, adornos pessoais, utensílios domésticos e artes visuais, o Parque também dispõe de uma biblioteca. Os projetos “Sopa de Letras”, “Seguindo os passos do poeta” e “Parque dos Sonhos”, direcionados ao público infanto-juvenil, e “Baú de Memórias”, voltado para idosos, são destaques do programa de ações culturais e educativas do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário