quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Jornal A Tarde destaca parceiro integrante da EMredando



O jornal A Tarde publicou, nesta quarta-feira (01/02/2012), uma matéria informando e ressaltando o Programa Cirandando Brasil da Instituição Sons do Bem, nossa parceira e da qual faz parte a Biblioteca Comunitária Maria Rita Almeida de Andrade, integrante da Rede EMredando. Destacamos alguns trechos da matéria sobre o Cirandando. Acrescentando mais informação, é importante saber que a Biblioteca Comunitária Maria Rita desenvolve atividades de formação de leitores e incentivo à leitura em interfaces com o Programa Cirandando Brasil.
"Promover a inclusão social, resgatar a memória cultural do povo brasileiro, favorecer a integração entre as crianças. São inúmeros os benefícios que as brincadeiras e cantigas infantis "do passado" trazem para as crianças que podem ter contato com este inesgotável acervo através do Programa Cirandando Brasil, desenvolvido há 40 anos pela assistente social Nair Spinelli Lauria, ou simplesmente Nairzinha, como é conhecida."
"O Programa Cirandando Brasil é fruto do trabalho de pesquisa sobre as cantigas e brincadeiras do folclore infantil brasileiro. Em suas cantigas e brincadeiras, o programa promove a integração entre as crianças, o fortalecimento da autoestima e dos laços do grupo, além de atualizar, situar e fortalecer a identidade cultural, devolvendo às crianças a cultura da brincadeira e a tradição herdada dos povos que constituíram o povo brasileiro."
"A Associação Sons do Bem, realizadora do Programa Cirandando Brasil, também promove, há nove anos, o Projeto Memória da Brincadeira, iniciativa que possibilita o acesso à cultura da brincadeira às crianças e adolescentes das comunidades de Cidade Nova e Águas Claras, no Subúrbio de Salvador, através de oficinas de música, literatura, dança, capoeira e artes cênicas."
"Com as crianças e jovens imersos na arte, na música e na cultura, em atividades que utilizam o conhecimento historicamente produzido pela sociedade humana, são fornecidos elementos que possibilitam novas forma de inserir na sociedade, de realizar uma leitura crítica de mundo e de construi posturas como cooperação e respeito à humanidade e ao planeta, afirma Nairzinha. Em 9 anos, já foram realizadas 16.800 oficinas e 1.850 crianças atendidas."
"Em literatura, conhecem sobre lendas indígenas, contos portugueses da carochinha e fábulas africanas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário