terça-feira, 25 de outubro de 2011

Leitores, livros e escritores: um verdadeiro encontro promovido pela EMredando

Nem mesmo toda a chuva que caiu em Salvador na tarde de sexta-feira do dia 21 de outubro de 2011 foi capaz de ofuscar a bem sucedida experiência do nosso 2º Seminário EMredando Leituras. Um enriquecedor bate-papo com os escritores Ruy Espineira Filho e Mabel Velloso, dos ilustres convidados Volnei Cânonica e Milena Britto, com a mediação do nosso grande parceiro Carlos Souza (Presidente da União Brasileira de Escritores - Núcleo Bahia), resultou em mais aprendizado e fortalecimento do nosso trabalho de formação de leitores, especialmente nas comunidades populares onde se situam as instituições que integram a Rede EMredando. Foi ainda muito gratificante proporcionar a todos o espetáculo Sargento Getúlio, sendo esta a primeira vez de muitos da nossa plateia, cujas palavras foram de encanto e contentamento. Com isso, temos a certeza de que estamos contribuindo, também, para a formação de público para o teatro, com o esforço de romper as barreiras de acesso aos equipamentos culturais da cidade.
Se a chuva não impediu o sucesso do primeiro dia, a sua persistência no início da manhã de sábado de 22 de outubro, somada ao Enem, passou em brancas nuvens na continuação do nosso Seminário. O público aproveitou o encontro com escritores baianos independentes, como Antônio Barreto, Valdeck Almeida, Ugo Homem, Antônio Cedraz, Mariana Paiva, os nossos recitais de poesia,  o proveitoso bate-papo sobre políticas públicas para o livro e a leitura com Olívia Santana, Cida Fernandes, Ubiratan Castro e Aramis Ribeiro Costa, mediado pela coordenadora da EMredando leituras: Rita Margarete. Dessa segunda mesa de diálogos saíram boas possibilidades de futuras parcerias com a Fundação pedro Calmon e a Academia de Letras da Bahia.
Por fim, as oficinas literárias, de mediação de leitura, contação de histórias e de espaços de leitura levaram mais aprendizado a esta rede que compartilha não só suas dificuldades, mas os saberes e esforços em comum para alcançar o que diz uma de nossas convidadas, Cida Fernandes, em depoimento sobre o Seminário: "... para muito além de um projeto de leitura, eu acredito que é um novo projeto de sociedade o que nós todos e todas estamos construindo."

                                                                                       


2 comentários:

  1. Rica foi a oportunidade de mais uma vez participar do programa prazer em ler Emredando Leituras significativo,precioso é interagir com a rede de bibliotecas comunitárias espero que cada vez mais possa crescer em tamanho,eficiência e eficácia...pois é
    (Priscila da biblioteca comunitária Parque São Bartolomeu)

    ResponderExcluir
  2. *uma observação valiosafoi a oportunidade de mais uma vez participar do IIº Seminário Emredando Leituras com a presença de escritores artistas baianos e muito mais para mim um prazer foi está lá

    ResponderExcluir