quarta-feira, 28 de agosto de 2013
MinC abre concurso para seleção de atrações para promoção da Cultura na Copa do Mundo
Em âmbito nacional, certame vai selecionar mais de 200 trabalhos em diversas áreas artístico-culturais
Até 23 de setembro de 2013, estão abertas as inscrições do Concurso Cultura 2014, pelo qual serão escolhidos no mínimo 206 trabalhos artístico-culturais de todo o Brasil, no intuito de promover a cultura brasileira no período da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O certame, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), contempla música, artes visuais, literatura, dança, circo, teatro, manifestações tradicionais, audiovisual, gastronomia, artesanato, arquitetura, design, patrimônio e moda. O investimento na visibilidade da produção cultural do país através desta seleção ultrapassa os R$ 18 milhões. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo sistema SalicWeb, disponível no site do MinC (www.cultura.gov.br).
Durante o período de 10 de junho e 15 de julho de 2014, os projetos selecionados ocorrerão nas 12 cidades-sede dos Jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Natal, Cuiabá, Brasília, Manaus e Fortaleza.
Podem participar pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e grupos não constituídos juridicamente. Os projetos deverão estar dentro de um dos quatro eixos do pilar “Conteúdos Culturais”. São eles: Brasil Audiovisual (apresentação da produção audiovisual brasileira atendendo média metragem, documentários, animação e ficção); Brasil Criativo (conteúdos artísticos, em formato digital, de artesanato, moda, arquitetura, design e gastronomia, de expressão local, lidando com as mais variadas linguagens da economia criativa); Brasil Diverso (manifestações tradicionais de todos os estados do país, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro); e Brasil das Artes (exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais).
Mais informações:
EMredando Leituras sobre o PMLLB
Após a escrita da minuta do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca, (PMLLB) Salvador chega à fase final de revisão para publicação do Plano por meio de Decreto, assinado pelo prefeito ACM Neto. Apesar de ser uma publicação por decreto, a EMredando Leituras acredita que o Plano é uma grande conquista na perspectiva da construção de política pública na área da leitura.
A demanda pela criação do PMLLB foi trazida em Março desse ano pela EMredando Leituras e Tok Literário, quando foi estabelecido diálogo direto com o poder público, por meio da vice prefeita, Célia Sacramento, a respeito da criação de um plano municipal de fomento à leitura. A proposta foi acolhida e CM Neto, prefeito de Salvador indicou Célia Sacramento para coordenação do grupo de trabalho (GT), constituído em abril, para escrita da minuta do PMLLB seguindo orientações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL, 2006): processo de elaboração participativo e agrupamento de objetivos, metas e ações em 4 eixos (Democratização do acesso ao livro, Fomento à leitura e à formação de mediadores, Valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico e Fomento à cadeia criativa e à cadeia produtiva do livro).
Durante esse processo, a EMredando também propôs que o Plano soteropolitano tivesse “biblioteca” em seu título e a proposta foi acatada pelo GT. O objetivo é destacar a relevância da biblioteca como espaço de fomento à leitura e fruição cultural; de reconhecer a importância do cumprimento da Lei 12.224/10 de universalização da Biblioteca Escolar; e de chamar a atenção para o déficit de bibliotecas em Salvador (6 bibliotecas estaduais e 2 municipais, nem todas funcionando adequadamente, cerca de 40 bibliotecas comunitárias para atender a, aproximadamente, três milhões de habitantes).
A criação do PMLLB representa um coroamento do investimento da EMredando Leituras ao longo destes 2 anos na promoção de discussões sobre a necessidade da criação de política pública para o livro e a leitura. Exemplo disso é o Seminário EMredando Leituras, que terá sua terceira edição ainda esse ano. Agora, com a conquista do PMLLB, a EMredando Leituras assume outros desafios: acompanhar e participar da implementação do Plano.
domingo, 25 de agosto de 2013
Lançamento do PMLLB Salvador
Em 21 de agosto de 2013 foi lançado o Plano Municipal do Livro,Leitura e da Biblioteca de Salvador.
A EMredando Leituras além de ter pautado a proposta para a vice-prefeita, fez parte do GT responsável por essa construção.
O PMLLB foi lançado por Decreto. A EMredando sempre se posicionou favorável que o Plano fosse lançado por Projeto de Lei, ainda não foi desta vez, mas continuaremos na luta para construir politicas públicas em seus diversos pilares para formação de leitores em Salvador.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
EXPOSIÇÃO COMEMORA OS 70 ANOS DO CANTOR E COMPOSITOR GILBERTO GIL
Em um dos vários depoimentos que concedeu às vésperas de seu septuagésimo aniversário – comemorado no dia 26 de junho de 2012 –, Gilberto Gil declarou que era metade gente e metade ente. Subtraindo-se os dois termos, tem-se a letra g: representação gráfica de um “radar”, símbolo perfeito para essa que é uma das mais dinâmicas e abrangentes personalidades criativas nascidas no Brasil durante o Estado Novo de Getúlio.
A exposição “GIL70″, concebida e organizada pelo poeta e designer gráfico André Vallias (1963) com a colaboração do pesquisador e ensaísta Frederico Coelho (1974), reúne obras dos mais variados gêneros, realizadas por criadores de quatro gerações, para celebrar, no espírito heterogêneo e livre das revistas marginais dos anos 70, os 70 anos de Gilberto Gil.
Depois de encantar um grande público no Rio de Janeiro – no Centro Cultural dos Correios –, em São Paulo – no Itaú Cultural – e em Brasília – no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República – a mostra chega finalmente à terra do homenageado, no Palacete das Artes, numa realização do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com o patrocínio do Itaú.
São ao todo 23 trabalhos – entre pintura, grafite, vídeo, fotografia, escultura, poesia visual e instalação interativa – inspirados em canções de Gil ou dedicados a ele, distribuídos numa área de ca. 600 m2. O conjunto é acompanhado por uma linha do tempo ricamente ilustrada com fotos e capas de disco; por 18 displays interativos que dão acesso ao áudio, letra e comentários de 70 de suas mais emblemáticas composições; e 4 totens multimídia que reúnem depoimentos de Gil sobre todas as fases de sua vida.
Participam da exposição 27 artistas, poetas, videomakers, músicos, cineastas, programadores e designers: Carlos Adriano, José Roberto Aguilar, Ricardo Aleixo, Arnaldo Antunes, Lenora de Barros, Vivian Caccuri, Adriana Calcanhotto, Augusto de Campos, Ivan Cardoso, Antonio Dias, Eduardo Denne, Bené Fonteles, Lula Buarque de Hollanda, Alex Hornest, Jarbas Jácome, Gabriel Kerhart, Raul Mourão, Carlos Nader, Antonio Peticov, Gualter Pupo, Omar Salomão, Daniel Scandurra, Ariane Stolfi, André Vallias, Caetano Veloso, Andrucha Waddington e Luiz Zerbini.
Gillberto Gil, que colaborou musicalmente na feitura de uma das instalações interativas, não interferiu na curadoria da exposição. Mas fez questão de manter uma antiga tradição: a de jogar o I Ching, para associar o projeto a um dos 64 hexagramas do milenar oráculo chinês. Obteve o de número 29 – k’an / o abismal: “A água flui ininterruptamente e chega à sua meta: a imagem do abismal repetido. Assim o homem superior caminha em constante virtude e exerce o magistério”.
A exposição “GIL70″ tem ainda um desdobramento digital que inclui uma antologia de textos escritos por Gilberto Gil – entre manifestos, artigos, discursos e entrevistas – e uma coletânea de crônicas escritas especialmente para a ocasião por: Rita Lee, José Miguel Wisnik , Marisa Alvarez Lima, Hermano Vianna, Jerusa Pires Ferreira, Carlos Rennó, Fernanda Torres, Andre Midani, Inês Pedrosa, Arto Lindsay, Bernardo Oliveira, Francisco Bosco, Jorge Mautner, Evando Nascimento, DJ Dolores e Paquito.
Exposição “GIL70″
Local: Palacete das Artes
Rua da Graça, 284 – Graça
40150-060 Salvador – BA
Rua da Graça, 284 – Graça
40150-060 Salvador – BA
Inauguração: 27 de agosto, às 19h30
Visitação: 28 de agosto a 27 de outubro;
de terças às sextas-feiras, das 13 às 19h;
sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.
Visitação: 28 de agosto a 27 de outubro;
de terças às sextas-feiras, das 13 às 19h;
sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.
Lançamento do livro de Nairzinha
Queridos amigos.
Há 40 anos resgato, escrevo, contextualizo do ponto de vista Étnico, Histórico e Antropológico a brincadeira brasileira. Hoje com muita alegria comunico que fui oficialmente convidada pelo Prefeito ACM Neto, em nome Salvador a primeira Capital do Brasil a Registrar como Patrimônio Imaterial Infantil Brasileiro, as Cantigas de Roda, Brincadeiras Cantadas, Acalantos, Versos, canções de trabalho, histórias etc. Projetanto assim para o futuro "os Ecos da Infância Brasileira".
Convido os meus amigos para celebrarem essa vitória do POVO BRASILEIRO contrutor dessa cultura de beleza e utilidade, preservada e projetada agora para o futuro. ISSO É SEU, PROTEJA SEU PATRIMÔNIO!
Nairzinha (integrante da EMredando Leituras - Biblioteca Comunitária Maria Rita Almeida de Andrade)
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
domingo, 18 de agosto de 2013
Abertas inscrições da edição 2013 do Ação Poética nas Comunidades
Oito artistas/grupos serão selecionados para o projeto de intervenção artística e social que se realizará no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, e no município de Cachoeira
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), convoca poetas, escritores e artistas que trabalhem interações entre a literatura e outras linguagens para participar da edição 2013 do Ação Poética nas Comunidades. Neste ano, o projeto se realizará em duas etapas: uma no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, de 25 a 30 de novembro, e outra no município de Cachoeira, de 2 a 7 de dezembro – a primeira vez que a ação chega também ao interior do estado. Através do concurso agora aberto, que recebe inscrições até 30 de setembro, serão selecionados oito artistas e/ou grupos residentes na Bahia para realizar oficinas e performances nos dois locais.
Criado em 2012, o Ação Poética nas Comunidades intenciona promover intervenção artística e social por meio da poesia, em sua diversidade de estilos e abordagens, em comunidades populares, através de atividades gratuitas, abertas ao público. Busca contribuir para amenizar carências socioculturais, proporcionando um tempo e um espaço para reflexão, sob o encanto da palavra poética. Cada vez mais assumida como uma arte interdisciplinar e com inúmeras possibilidades de abordagem, a poesia extrapola os espaços canônicos e invade praças, ruas, becos, favelas, bares, muros etc., deixando a cidade mais colorida, mais leve e mais humana.
No ano passado, foram duas edições realizadas, nas comunidades do Solar do Unhão e Alagados, ambas na capital. Agora, o projeto se amplia e integra duas ações em sequência, ligando o Engenho Velho de Brotas, em Salvador, a Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Em cada local, haverá três oficinas artísticas com carga horária de 15 horas e 25 vagas cada, ao longo dos cinco primeiros dias do projeto, culminando numa intervenção final no sexto e último dia, que vai integrar os oficineiros, alunos e demais artistas e coletivos participantes. Todos os profissionais envolvidos serão contratados através do concurso público em andamento.
As propostas de oficinas podem ser de temáticas variadas, relacionadas à literatura e sua interação com outras manifestações das artes. Já a ação de encerramento deve reunir artistas da palavra, poetas de diferentes tendências e estéticas – dos canônicos aos alternativos e periféricos –, além de artistas visuais, audiovisuais, circenses, dançarinos, músicos, atores e demais agentes que tragam em suas expressões as potencialidades da literatura.
Os três profissionais e/ou grupos que ministrarem aulas receberão um cachê total no valor de R$ 4,4 mil pelas atividades assumidas. Outros cinco artistas e/ou coletivos serão selecionados para se juntar aos primeiros nas ações finais, para fazer apresentações e performances, com remuneração total de R$ 2 mil. As despesas de passagem e hospedagem para os que necessitarem viajar serão custeadas pela FUNCEB.
A participação é aberta a Pessoas Físicas. Para se inscrever, o candidato deve baixar e preencher o Formulário de Inscrição disponível no site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br) e enviá-lo para a Coordenação de Literatura da FUNCEB, exclusivamente via e-mail, pelo endereço acao.poetica@funceb.ba.gov.br, conforme orientações na minuta. Deverão ser anexados demais documentos solicitados para análise da proposta. Serão válidas apenas aquelas enviadas até as 23h59 do dia 30 de setembro de 2013.
Chamada Pública: Ação Poética 2013
Inscrições exclusivamente via e-mail
Preencher e enviar Formulário de Inscrição, disponível no site da FUNCEB, para acao.poetica@funceb.ba.gov.br, juntamente com anexos devidos, com o assunto: INSCRIÇÃO – AÇÃO POÉTICA 2013
Quando: Até 30 de setembro (impreterivelmente até as 23h59 desta data)
Quanto: Grátis
Informações: 71 3324-8507 / literatura.funceb@funceb.ba.gov.br
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Encontros debatem o Fazer Poesia e Ficção na Bahia em Salvador e Feira de Santana
Escritores de poesia e de ficção vão se encontrar com o público na 2ª edição do projeto Fazer Poesia e Ficção na Bahia, que promove discussões centradas na produção e na importância destes gêneros para a literatura baiana. Desta vez, os debates serão realizados em duas cidades: Salvador, em 26 de agosto (segunda-feira), às 20 horas, no Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas); e Feira de Santana, no dia 5 de setembro (quinta-feira), às 9 horas, no auditório do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A iniciativa, promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), se dedica ao reconhecimento e valorização daqueles que criam escritos artísticos no estado e tem entrada gratuita.
A proposta é de reunir representantes destas áreas de gerações e atuações diversas, iniciantes e consagrados, para um olhar amplo sobre o que se faz em poesia e ficção, das páginas de livros aos blogs, trazendo também uma perspectiva histórica e contextual sobre as questões que se apresentam na atualidade. Temáticas, estéticas, formatos, mercado, consumo, experiências, possibilidades – as pautas se desenvolvem diante destes grandes universos criativos, para uma análise da atividade artística e do posicionamento destas produções na realidade cultural da Bahia.
Para o encontro em Salvador, os convidados são Fábio Mandingo (autor do livro Salvador Negro Rancor, professor de capoeira angola, militante do Pan-Africanismo e do Quilombismo, foi por dez anos diretor do Centro Cultural Quilombo Cecília, produzindo shows, encontros, palestras e lançamentos de livros); Karina Rabinovitz (poeta, autora dos livros do quase invisível e de tardinha meio azul. Trabalha em parceria com a artista visual Silvana Rezende, desde 2005, com intervenções poéticas a partir de videopoemas, objetos poéticos, intervenções urbanas e trabalhos multilinguagens. Em 2012, desenvolveu o projeto o livro de água, composto de poemas, videoarte, obras multilinguagem e livro-objeto homônimo); Lívia Natália (poeta, mestre e doutora em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde é professora adjunta do setor de Teoria da Literatura. Em 2011, publicou Água Negra, ganhador do Concurso Literário do Banco Capital em 2011, na categoria Poesia); e Nelson Maca (articulador do Blackitude e Sarau Bem Black, professor do curso de Letras da Universidade Católica do Salvador, poeta e membro do Conselho Estadual de Cultura). A mediação será feita por Denise Carrascosa, professora adjunta do Instituto de Letras da UFBA, mestre e doutora em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pelo Instituto de Letras da mesma instituição.
Já para encontro em Feira de Santana, estarão presentes Adelice Souza (contista e dramaturga, autora de As Camas e os Cães,Caramujos Zumbis, Para uma Certa Nina e O Homem que Sabia a Hora de Morrer, dentre outros); Aleilton Fonseca (poeta, ficcionista, ensaísta e professor universitário, membro da Academia de Letras da Bahia e autor de Movimento de Sondagem, O Espelho da Consciência, Teoria Particular do Poema, Nhô Guimarães, dentre outros); Marcus Vinícius Rodrigues (ficcionista e poeta, mestre em Letras pela UFBA, onde é professor substituto do Departamento de Letras Românicas. Publicou Pequeno Inventário das Ausências, livro de poesia e participou das coletâneas Concerto Lírico a Quinze Vozes e Os Outros Poemas de que Falei); e Roberval Pereyr (poeta, cofundador da revista Hera, possui dez livros publicados e alguns inéditos. Doutor em Letras e leciona Teoria Literária na UEFS). A mediação ficará a cargo de Carlos Ribeiro, professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e membro da Academia de Letras da Bahia.
FAZER POESIA E FICÇÃO NA BAHIA
SALVADOR
Quando: 26 de agosto (segunda-feira), 20 horas
Onde: Cine-Teatro Solar Boa Vista (Parque Solar Boa Vista, s/n, Engenho Velho de Brotas)
FEIRA DE SANTANA
Quando: 5 de setembro (quinta-feira), 9 horas
Onde: Departamento de Letras e Artes da UEFS (Avenida Transnordestina, s/n, Novo Horizonte)
Entrada Franca
Realização: FUNCEB/ SecultBA
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)