terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O Pequeno Príncipe, por Andréa Oliveira

Você sabe realmente o valor da amizade? Alguma vez sentiu na vida o inebriante aroma de cativar alguém e tê-lo no seu coração para sempre? Se você já sentiu isso, pronto, mesmo sem ter consciência, você é um amante da clássica obra O Pequeno Príncipe, de Saint- Exupéry!

Este livro realmente é uma lição de amor para a alma e o corpo. Cada linha dele representa uma simbologia a qual devemos decifrar e absorver para que tenhamos mais felicidade no nosso viver e para que não nos percamos em coisas pequenas e insignificantes do mundo adulto, afinal, nunca devemos esquecer a essência de criança que deve nos habitar em qualquer fase da nossa vida.

Enquanto lia O Pequeno Príncipe, sentia-me bastante vulnerável, pois uma mistura de emoções rememorava a minha infância, os meus amores, a minha família, os meus amigos. Revisitei mais uma vez essa obra e, de novo, percebi que ainda preciso investir mais na minha felicidade e correr léguas das coisas que me deixam infeliz, desanimada, esgotada. A percepção de efemeridade de todas as coisas é muito forte no processo de leitura do livro e isso nos faz querer pincelar nossa vida, a fim de torná-la mais significativa, mais, digamos assim, VIVA! Como foi bom pra mim, nesse meu presente momento, reler Saint-Exupéry.

Por fim, gostaria de indicar a leitura de O Pequeno Príncipe como um livro fomentador do amor, uma vez que ele nos mostra, de forma tão simples e profunda, a importância das coisas aparentemente “desimportantes” (fica bonito criar palavras, não é?). De vez em quando, as pessoas ficam distantes umas das outras e acabam perdendo a beleza interior que cada uma delas, na sua singularidade, tem. Todos somos amanheceres, todos somos estrelas, todos somos luminosidades e somos anoiteceres. E que bom que somos tantas coisas! Não se esqueçam disso!


Andréa Oliveira, consultora da Avante – Educação e Mobilização Social

Um comentário:

  1. Eu amo o pequeno príncipe pois é um livro para adultos e crianças, igual a mim, que ensina-nos a amar e cativar os outros independente se gordo,magro,alto,baixo,uma criança,um adulto,uma raposa,um contador,um bêbado,um rei,um vaidoso,um empresário ou um acendedor de lampiāo somos todos irmãos e nosso amor vai nos levar ao mesmo caminho,o dá felicidade.

    ResponderExcluir