sábado, 29 de setembro de 2012

Polos de leitura do Nordeste criam estrategias de mobilização para promoção e acompanhamento de políticas públicas

Estivemos em Olinda (PE) no final de semana passado com as outras quatro redes que constituem os Polos de Leitura do Nordeste parceiros do Instituto C&A: Leitura na Rede (João Pessoa), Releitura (Recife), Potiguar de Escolas Leitoras (Natal), e Ler pra Valer (São Luis). Nesse encontro discutimos estratégias de mobilização e articulação da sociedade civil para criação dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e da Leitura (PELL) (PMLL) e definimos encaminhamentos para sustentabilidade e fortalecimentos dos projetos de leitura realizados por cada rede de leitura.






O encontro foi organizado por nós em conjunto com as demais Redes a partir de inquietações  diante da lentidão e pouca participação da sociedade civil no processo de escrita dos PELL e PMLL.  Para incrementar as discussões, convidamos o Assessor do Ministério da Cultura (MINC) Representação Regional Nordeste, Roberto Azoubel, que apresentou os investimentos do MINC para o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). O encontro também contou com mais um convidado, o projeto Escola Leitora, desenvolvido junto as bibliotecas das escolas municipais de Caruaru.
Durante o encontro criamos estratégias para mobilização da sociedade civil e representantes do poder legislativo para promover e acompanhar políticas públicas de fomento à leitura. Em breve essas estratégias começarão a ser colocadas em prática! Quer participar desse processo? Entre em contato conosco. Vamos EMredar Leituras!



Representantes da Rede EMredando Leituras no encontro:
Rita Margarete, mobilizadora e articuladora da Rede, consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social
Elisa Souza, mediadora de leitura da Biblioteca Parque São Bartolomeu

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Duula A mulher Canibal, por Paulo Bandeira

Olá leitores!

Sou Paulo Bandeira, 16, leitor da Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus, e indico a leitura da obra de Rogério Andrade Barbosa, Duula A mulher Canibal.

O livro conta a história de Duula, uma menina que mora com os pais numa região muito seca. Certo dia eles decidem ir para outro território, mais o calor, a fome e a sede não possibilitam que os pais concluam a viagem. Eles morrem e deixaram a menina sozinha no meio do deserto. Por causa do sol muito quente Duula enlouquece e em meio a tanta fome passa a comer os restos mortais humanos e de animais. Aos poucos, seu corpo vai se transformando até que ela se torna um monstro horrível e passa a ser temida por homens, mulheres e crianças que ouvem a lenda de Duula, a mulher canibal.

Um certo dia, um casal com dois filhos vindos de muito longe passa pelo território da temível Duula. O pai das crianças Askar e Mayran, gêmeos de 12 anos pede para que eles catem lenha e gravetos para acender a fogueira. Nessa busca, as crianças acabam se perdendo e dando de cara com a tão terrível Duula, a mulher canibal.

...Se os meninos sobreviverão? Só lendo o livro para descobrir!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Semana Nacional da Leitura e da Literatura 2012

Todos nós sabemos que dia 12 de Outubro é Dia da Criança, mas você sabia que nessa data também comemoramos o Dia Nacional da Leitura?

Em 2009 o nosso então presidente, Luiz Inácio Lula Da Silva, criou uma lei (LEI Nº 11.899) que institui o Dia Nacional da Leitura como 12 de Outubro e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura como sendo a semana em que cair o dia 12 de Outubro. 

Nesse ano a Semana será de 08 a 12 e nós preparamos várias atividades para comemorar, confira!


Dia 08/10


O que: Teatro de bonecos
Quando: 9h às 15h

O que: Chá Literário (com participação de Policiais Militares da Base Comunitária de Segurança do Calabar)
Quando: 16h30

Dia 09/10

O que: Oficina Literária
Quando: 9h

O que: Invasão Eco Literária (cortejo e atividades de fomento à leitura)
Quando: 14h
Concentração do cortejo na Biblioteca Comunitária do Calabar
Percurso: Bairro do Calabar até Av. Centenário




quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A Outra Face, por Rafaela Fagundes


A Outra Face, de Sidney Sheldon, é a dica de Rafaela Fagundes, mediadora de leitura da Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus.  Rafaela conta que a obra é um mistério policial que nos coloca em tensão permanente. O pano de fundo é o mundo da psicanálise.

Juddy Stevens, famoso psicanalista, fica abalado com a notícia do assassinato de John Hanson, seu cliente e modesto chefe de família com tendências homossexuais. Logo em seguida sua secretária Carol Roberts também é encontrada morta e Stevens é imediatamente colocado entre os principais suspeitos dos assassinatos.

Mais quem seria o verdadeiro assassino?  Teri wasburn, ex-estrela de Hollywood e ninfomaníaca, que oculta um terrível crime em seu passado, ou Harrison Burk, paranoico com obsessões homicidas, vice presidente de uma grande empresa?

Enredado em uma cadeia perigosa de crimes e perseguições Juddy Stevens chega até a temerosa máfia.


“Eu levei apenas algumas horas para concluir a leitura desse livro, o autor tem uma imaginação surpreendente, leia e verá.” Conta Rafaela, que aproveita para indicar outro livro de Sidney Sheldon intitulado A Herdeira.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Grupo Amigos da Comunicação: Mais uma ação em prol da gestão compartilhada da Rede EMredando Leituras

Apresentamos em primeira mão o Grupo Amigos da Comunicação!

Esse grupo foi criado com o objetivo de tornar o planejamento e execução da comunicação da Rede EMredando Leituras ainda mais compartilhado. Assim, o grupo, formado por integrantes da Rede e orientado pela estagiária de comunicação, Adriana Carolinne, se responsabiliza pela comunicação da Rede, desde o planejamento até a etapa operacional.

"Como a Rede tem mais de 30 pessoas, é inviável a participação de todos no planejamento e operacionalização da comunicação. Por isso resolvemos criar o Grupo Amigos da Comunicação. É nesse grupo, de 12 pessoas, que a gente discute, rascunha e cria propostas, que são apresentadas para todos os integrantes da Rede aprovarem, só então o Grupo operacionaliza as propostas." Explica Adriana Carolinne.

Os Amigos da Comunicação se reúnem quinzenalmente para planejamento da comunicação da Rede. Como resultado desses encontros, criamos uma página no facebook, modificamos o layout desse blog e inauguramos uma coluna EMredando Nossas Leituras, que oferece uma dica de leitura toda quinta-feira. Além disso, reativamos a conta do nosso twitter e estamos atualizando nosso mailing de contatos. O Grupo também se reúne para oficinas de capacitação, realizadas por Adriana. As oficinas são temáticas e atendem às demandas dos integrantes do Grupo e das  atividades que estão sendo desenvolvidas.