quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Menina Bonita do Laço de Fita, por Valdelice da Silva


Valdelice da Silva (11), contadora de história da Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus dá a dica de leitura de hoje!

Eu gostei muito do livro Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machadoporque ele conta a história de uma menina pequena negra que a mãe enfeitava o cabelo com trança e terêrê, bem parecido com o meu cabeo quando minha mãe enfeita para o carnaval.

Nessa história tem um coelhinho que gosta muito da menina e acha ela a pessoa mais linda que ele já viu na vida. O coelho pergunta para a menina  qual o segredo para ela ser tão pretinha e a menina inventa varias histórias, primeiro ela diz que caiu na lata de tinta preta, que tomou muito café e depois ela diz que comeu muita jabuticaba. O coelho faz tudo o que a menina diz e não fica preto coisa nenhuma. Quando o coelho pergunta pela ultima vez a mãe da menina conta a verdade e diz que é porque ela se parece com a avó. Então o coelho entende que para ser pretinho tem que puxar a família e daí ele encontra uma coelhinha bem pretinha, namora, casa e tem vários filhotinhos de várias cores e uma filhinha bem pretinha que se torna afilhada da menina bonita do laço de fita.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vida de Boneca, por Rafaela Fagundes


A dica de leitura dessa semana é de Rafaela Fagundes (23), mediadora de leitura da Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus. Ela recomenda o livro Vida de Boneca, de Luciana Rigueira.

Difícil é não se emocionar com essa obra, na qual uma boneca conta sua história.

Na noite em que a boneca chega na casa de Lia a menina  rodopia pela sala de tanta euforia, declara amor eterno. As duas têm o mesmo tamanho e a boneca torna-se logo sua melhor amiga. Para ela, Lia conta todos os seus segredos. Tempos depois, Lia ganha uma nova boneca e acaba deixando a boneca antiga de lado. A cada dia a boneca fica mais tempo na prateleira, pois Lia está crescendo e está tendo outros interesses. Certo dia, quando Lia recebe a visita do namorado, a boneca é puxada pelo cabelo e jogada em baixo da cama. Francisca, a arrumadeira, é quem encontra a boneca e cuida dela. Mas, dias depois, Lia entra no quarto com duas caixas grandes e começa a empacotar todos os seus brinquedos. A boneca é colocada em uma das caixas, sozinha, separada dos demais brinquedos. Ao se ver dentro da caixa, a boneca se apavora achando que está sendo levada para o lixão, mas ela terá uma surpresa! A boneca nem sonha com o que a aguarda. Afinal, boneca não morre, está sempre nascendo outra vez.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A Bicicleta Azul, por Adriana Carolinne


Adriana Carolinne (21), estagiária de comunicação da Rede EMredando Leituras, indica a leitura da obra A Bicicleta Azul, Volume1 da série A Bicicleta Azul, de Régine Deforges.

O livro conta a história de Léa Delmas, uma jovem de 17 anos, que vive com seus pais e duas irmãs em Bordeaux, França. Léa contraria as etiquetas, é respondona e tem todos os meninos de sua idade à seus pés. Todos são apaixonados por ela e a mimam como nunca se viu. Entretanto, Léa não sente nada por nenhum deles. No decorrer da história, seu coração vai bater mais forte justamente por aquele que está de casamento marcado com outra, Laurent D’Agilart. Determinada, Léa dedica todo o seu tempo para provar ao jovem que o ama e que ele deve ficar com ela. Enquanto Léa lida com seus sentimentos arrebatadores, explode a Segunda Guerra Mundial e então Léa terá que lidar não apenas com o fato do seu amado estar casado com outra, mas com a violência da guerra, a ocupação nazista, mortes de entes queridos e muitos outros desafios. A guerra não faz com que Léa desista da sua paixão, o que torna as coisas muito mais complicadas para ela.

Achei o início do livro um pouco monótono, mas vale à pena ultrapassar esse início e continuar lendo! O restante do livro é envolvente e desperta grandes emoções no leitor! Quem tiver se interessado pela obra pode encontrá-la na Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ciranda Literária se inspira em aniversário de 100 anos de Jorge Amado

No último sábado (11) a Rede EMredando Leituras realizou mais uma Ciranda Literária. Encontro mensal, organizado por integrantes da Rede, que reune mediadores de leitura em atividades de fomento ou fortalecimento do gosto pela leitura.  "Para que o mediador de leitura fomente outros leitores é necessário que ele goste de ler e conheça boas obras". Explica Rita Margarete, articuladora e mobilizadora da Rede EMredando Leituras e consultora associada da Avante - Educação e Mobilização social.

O destaque dessa edição da Ciranda Literária foi o diálogo proposto entre literatura e outras linguagens, pois, inspirada no aniversário de 100 anos do escritor baiano Jorge Amado, a Ciranda reuniu os mediadores de leitura da Rede no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) para visita à exposição Jorge Amado é Universal, em cartaz até 14 de Outubro.

O encontro, organizado por Ladailza Teles, coordenadora da Biblioteca Comunitária Paulo Freire e Fernanda Lauria, coordenadora da Biblioteca e Infocentro Maria Rita de Almeida, foi um amplo espaço de expansão cultural, pois,  também proporcionou aos integrantes da Rede um passeio monitorado por guia ao Parque das Esculturas, que reune, à céu aberto, esculturas de artistas como Bel Boba, Tatti Moreno, Carybé, Chico Liberato e Mario Cravo Neto.

Durante a visita, os mediadores de leitura fizeram pausas nos jardins do museu para leitura de trechos da obra Mar Morto, de Jorge Amado, e para solicializar suas impressões. 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A Formiga e a Pomba, por Joice Rodrigues


Joice Camille Rodrigues (09), leitora da Biblioteca Clementina de Jesus, indica a leitura do livro A Formiga e a Pomba, de Pedro Bandeira. Joice nos contou um pouquinho sobre a história e compartilhou conosco suas impressões. Confira!

O livro conta a história de uma formiguinha que trabalhava muito, um certo dia, enquanto estava trabalhando na beira do  rio ela escorregou caiu dentro da água e quase morreu afogada. Sua sorte foi que uma pomba viu a  formiguinha se afogando e a salvou, a formiga ficou muito agradecida e disse que se algum dia a pomba precisa-se estaria pronta para ajudá-la. O tempo passou e um dia quando a pomba estava no meio da floresta caçando minhocas, não percebeu que atrás de uma arvore havia um caçador pronto para pega-la. Ao perceber o que estava acontecendo, a formiguinha tentou avisar para a pomba mas como era muito pequena, a pomba não conseguiu ouvir sua voz. Então, a formiga teve a ideia de picar o pé do caçador, que gritou de dor e assustou a pomba que imediatamente saiu voando e de lá de cima agradeceu a formiga por ter salvo a sua vida. A formiga e a pomba se tornaram grandes amigas, com essa história eu aprendi que devemos pagar o bem com o bem.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Biblioteca Comunitária de Ítalo participa de Feira de Arte e Cultura em Cajazeiras


No último Sábado (04), a Rótula de Cajazeiras V foi tomada pela Feira de Arte e Cultura, uma realização da Casa do Sol. A Feira, que chega a sua 6º edição, conta com a participação marcante da Biblioteca Comunitária de Ítalo desde o início.


Nessa edição da Feira, a Biblioteca teve um stand exclusivo, uma oportunidade para que moradores do bairro de Cajazeiras e demais visitantes conhecessem melhor seu trabalho e acervo. Durante o evento, a Biblioteca realizou sarais e contação de histórias com fantoches e ofereceu uma programação exclusiva para as crianças, que incluiu oficinas e atividades de desenho e pintura.



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Diário Roubado, por Rafaela Fagundes


Rafaela Fagundes (23), mediadora de leitura da Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus, indica a leitura do livro O diário roubado, de Regina Deforges.

A autora conta a emocionante e comovente história de uma adolescente de 15 anos de idade que vivia em uma cidade pacata do interior e escreve em seu diário todos os seus mais íntimos segredos. Todos os segredos da adolescente estavam a salvo naquele diário, até o dia que alguns colegas de classe roubam seu diário. Então a menina passa a viver um verdadeiro pesadelo. É humilhada, expulsa da escola e chega a ser apedrejada em praça pública.  Certamente vocês estão curiosos para saber quais são os segredo da garota. Mas eu não vou contar e para saber vocês terão que ler o livro, garanto que vale a pena!