terça-feira, 22 de maio de 2012

Primeira reunião do Fórum Baiano do Livro e da Leitura

Após o lançamento do Fórum Baiano do Livro e da Leitura dia 28 de Abril, no 3º Seminário EMredando Leituras, a Rede EMredando Leituras, como membro da atual Secretaria Executiva do Fórum Baiano do Livro e da Leitura, convida para a primeira reunião do Fórum, que acontecerá dia 26/05 às 9h na Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Barris.

O Fórum Baiano do Livro e da Leitura tem como objetivo o fomento e acompanhamento de políticas públicas do livro e da leitura que favoreçam o acesso ao livro e à formação de leitores e de mediadores de leitura. Por isso ele prevê a mobilização e articulação de mediadores de leitura, bibliotecários, livreiros, escritores, ilustradores, educadores, leitores, órgãos públicos e demais atores sociais comprometidos com a universalização do acesso à leitura e à formação de leitores e de mediadores de leitura.




Se você também se compromete com essa causa, junte-se à nós e venha incidir em políticas públicas na área do livro e da leitura!


O QUE? Reunião do Fórum Baiano do Livro e da Leitura
QUANDO? Dia 26/05 às 9h (Sábado)
ONDE? Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Barris, sala 7




O QUE É O FÓRUM BAIANO DO LIVRO E DA LEITURA
O Fórum Baiano do Livro e da Leitura é um espaço não governamental, democrático, não hierarquizado, sem distinções religiosas, raciais, ideológicas ou partidárias, dedicado à aprendizagem por meio do diálogo entre mediadores de leitura, bibliotecários, livreiros, escritores, ilustradores, educadores, leitores, órgãos públicos e demais atores sociais comprometidos com a universalização do acesso à leitura e à formação de leitores e de mediadores de leitura.
Desta forma, o Fórum contribuirá para o processo de elaboração, implementação e acompanhamento da Política Estadual de Promoção do Livro e Leitura para as bibliotecas públicas, comunitárias, rurais e escolares do Estado da Bahia, em consonância com os eixos do PNLL (democratização de acesso, fomento à leitura e à formação de mediadores, valorização institucional da leitura e incremento do seu valor simbólico e o desenvolvimento da economia do livro).
Disso decorre afirmar que o Fórum assume o caráter de permanente atividade, através de encontros estaduais, regionais e municipais, bem como por meio do uso de ferramentas das tecnologias da informação e comunicação, aceitando o apoio e a colaboração de instituições, empresas, entre outros, que se sintam mobilizados a participar, realizando ou patrocinando as atividades.





ATUAIS MEMBROS DA SECRETARIA EXECUTIVA DO FÓRUM BAIANO DO LIVRO E DA LEITURA


1.         Secretaria da Educação do Estado da Bahia – Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica


2.         Avante – Educação e mobilização Social


3.         Sofia Centro de Estudos – Biblioteca Comunitária Paulo Freire


4.         Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia – Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus


5.         Ouvidoria da Câmara de Vereadores de Salvador


6.         Instituto da Ciência e da Informação (ICI) – UFBA


7.         Associação de Moradores Nova Esperança de Ilha Amarela - Biblioteca de Ilha Amarela


8.         Pontos de leitura dos distritos de Viuveira e Massaranduba – Heliópolis (BA)


9.         Fundação Pedro Calmon,


10.       União Brasileira de Escritores (UBE) - BA


11.       Livraria Multicampi (LDM)


12.       Associação Ideologia Calabar – Biblioteca Comunitária do Calabar


13.       Conselho Regional de Biblioteconomia – BA/SE


14.       Casa do Sol – Biblioteca de Ítalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário