quarta-feira, 2 de maio de 2012

Auditório lotado e público totalmente engajado no 3º Seminário EMredando Leituras



Sala Katia Mattoso - Biblioteca Pública dos Barris
O 3º Seminário EMredando Leituras, que aconteceu no último sábado, dia 28/04, lotou o auditório da Biblioteca Pública dos Barris. Dentre jovens, adultos e crianças, participaram representantes das comunidades que integram a Rede EMredando Leituras, coordenadoras  dos Comitês do Proler – Camaçari, Salvador, Vitória da Conquista e Itapetinga, diretoras de bibliotecas públicas, representantes do poder público, bibliotecários(as), estudantes e representantes de pontos de leitura.
A mesa de abertura do Seminário contou com nomes importantes que representaram diferentes setores da sociedade: empresariado, governo e sociedade civil.  Essa mesa foi uma oportunidade para o público conhecer quem contribuiu para a realização do 3º Seminário EMredando Leituras e o que eles pensam sobre a importância da leitura e da literatura. Após a abertura oficial do evento, os palestrantes instigaram o público a pensar sobre incidência em políticas públicas e sobre a necessidade de tornar os espaços das bibliotecas atrativos, encantadores. Nanci Nóbrega (Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio) mesclou sua fala com literatura e mitologia, ressaltou a importância da valorização do ato de ler, tão importante quanto comer e tomar água.  Destacou também a importância do mediador de leituras e o convidou para refletir sobre sua atuação, a partir da metáfora "Pavão Misterioso", que, para Nanci, simboliza um mistério que deve ser saboreado nas rodas de leitura e ou contação de história. Após a fala de Nanci, as emoções continuaram com um grupo de crianças da Biblioteca Comunitária de Ítalo que realizou um recital de poesia cheio de força e delicadeza.




O tão esperado lançamento do Fórum Baiano do Livro e da Leitura aconteceu no final da manhã. A mesa para o lançamento foi composta pelos atuais membros do Fórum, que explicaram a proposta e o objetivo desse espaço de discussão. O momento também foi uma oportunidade para o público tirar dúvidas a respeito do processo de adesão ao Fórum. O lançamento se deu em espaço democrático e participativo, em conformidade com o caráter do fórum, do que ele pretende ser.
O intervalo para almoço não desanimou o público. Prova disso foi o auditório da Biblioteca Pública que continuou cheio de pessoas dispostas para assistir a mais duas mesas. Abrindo a programação da tarde, Cida Fernandez (Centro de Cultura Luiz Freire) e Sérgio Rivero (Fundação Pedro Calmon) trouxeram a teoria sobre incidência em política pública, mostrando o que é e como se faz. Logo depois pudemos conferir a aplicação dessa teoria por meio das experiências de Márcia Cavalcante (Centro de Integração de RedesSociais e Culturas Locais – Cirandar), que socializou o processo de criação de Redes de Leitura em Porto Alegre e de construção do Plano Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre; e da fala de Claudia Santa Rosa (Instituto de Desenvolvimento da Educação - IDE), que socializou o processo de construção da Rede Escola de Leitores e do FórumPotiguar de Escolas Leitoras. O encerramento do Seminário ficou por conta de um vídeo que contava um pouquinho sobre a Rede EMrednado Leituras e sua atuação.
A Rede EMredando Leituras espera que o 3º Seminário EMredando Leituras tenha sido uma convocação à todos para incidirmos em políticas públicas. E aí? Você topa esse desafio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário