quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fórum Baiano do Livro e da Leitura é destaque do 3º Seminário EMredando Leituras

Iniciativa inédita na Bahia, o Fórum Baiano do Livro e  da Leitura será um espaço democrático, não hierarquizado, sem distinções religiosas, raciais, ideológicas ou partidárias, dedicado à aprendizagem por meio do diálogo entre órgãos públicos, bibliotecários, livreiros, escritores, leitores, mediadores de leitura e demais instituições comprometidas com a universalização do acesso à leitura e a formação de leitores.

O Fórum nasce a partir de uma comissão formada pela Rede EMredando Leituras, Conselho Estadual de Cultura, Fundação Pedro Calmom (FPC), União Brasileira dos Escritores (UBE), Ouvidoria da Câmera Municipal de Salvador, Instituto da Ciência e da Informação (ICI), Livraria Multicampi LDM.


O compromisso do Fórum é contribuir com o processo de elaboração e acompanhamento da Política Estadual de Promoção do Livro e Leitura para as bibliotecas públicas, comunitárias, rurais e escolares do Estado da Bahia, em consonância com os eixos do PNLL (democratização de acesso, fomento à leitura e a formação de mediadores, valorização institucional da leitura e incremento do seu valor simbólico e o desenvolvimento da economia do livro). O Fórum também se compromete a realizar o acompanhamento da implementação dessa política.
É nesse sentido que a Rede EMredando Leituras convoca a todos e todas os/as que militam pela democratização do acesso à leitura e pela formação de leitores a participar do Fórum Baiano do Livro e da Leitura,  comprometendo-se a fomentar e acompanhar políticas públicas do livro e da leitura que favoreçam o acesso ao livro e à formação de leitores.

Saiba mais!
Fóruns são espaços de participação e controle social que envolvem diferentes setores da sociedade com o objetivo de propor e monitorar a implementação de políticas públicas em uma determinada área de atuação.

Conheça alguns fóruns que já existem no nosso país:
Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Fórum Baiano de Educação Infantil


Nenhum comentário:

Postar um comentário