segunda-feira, 23 de abril de 2012

EMredando ideias para o 3º Seminário EMredando Leituras

Você está pronto para o 3º Seminário EMredando Leituras?

Então vamos começar a EMredar ideias desde já!!


3º Seminário EMredando Leituras

Incidência em política pública: o que é e como se faz.



O QUE SÃO POLÍTICAS PÚBLICAS?

São caminhos traçados e percorridos para lidar com questões de interesse de uma coletividade. Por isso, devem ser pensadas, analisadas, amplamente discutidas e, finalmente, aprovadas e potas em prática, com a maior participação possível desse conjunto de pessoas que foram a coletividade. Conselhos e Fóruns são exemplos de espaços de participação social.


O QUE É INCIDÊNCIA?

Incidir em políticas públicas é participar da definição de caminhos para transformar a realidade e de estratégias para monitorar o cumprimento destes caminhos. É o que chamamos de monitoramento das políticas públicas. Monitorar também é incidir politicamente.


POLÍTICAS PÚBLICAS E LEITURA, O QUE UMA COISA TEM A VER COM A OUTRA?

Incidir em políticas públicas na área de leitura é buscar o fomento e o acompanhamento de políticas públicas que favoreçam o acesso ao livro e à formação de leitores e de mediadores de leitura. A EMredando aposta em algumas estratégias de incidência política nesta área. A criação do Fórum Baiano do Livro e da Leitura é uma delas.

Um comentário:

  1. A leitura é umas das principais maineiras de melhorara o mundo, e só vamos melhorara o mundo através dela, mas para isso dependeremos, de tudo que esta em volto dela.

    ResponderExcluir