Já pensou quais são suas dúvidas e curiosidades sobre o tema do 3º Seminário EMredando Leituras? Ainda não? Então pense nisso e leve suas dúvidas amanhã. Juntos iremos aprender sobre o que são políticas públicas, como elas são feitas e como nós podemos participar desse processo!
sexta-feira, 27 de abril de 2012
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Fórum Baiano do Livro e da Leitura é destaque do 3º Seminário EMredando Leituras
Iniciativa inédita na Bahia, o Fórum Baiano do Livro e da Leitura será um espaço democrático, não
hierarquizado, sem distinções religiosas, raciais, ideológicas ou partidárias,
dedicado à aprendizagem por meio do diálogo entre órgãos públicos,
bibliotecários, livreiros, escritores, leitores, mediadores de leitura e demais
instituições comprometidas com a universalização do acesso à leitura e a
formação de leitores.
O Fórum nasce a partir de uma comissão formada pela Rede EMredando Leituras, Conselho Estadual de Cultura, Fundação Pedro Calmom (FPC), União Brasileira dos Escritores (UBE), Ouvidoria da Câmera Municipal de Salvador, Instituto da Ciência e da Informação (ICI), Livraria Multicampi LDM.
segunda-feira, 23 de abril de 2012
EMredando ideias para o 3º Seminário EMredando Leituras
Você está pronto para o 3º Seminário EMredando Leituras?
Então vamos começar a EMredar ideias desde já!!
3º Seminário EMredando Leituras
Incidência em política pública: o que é e como se faz.
O QUE SÃO POLÍTICAS PÚBLICAS?
São caminhos traçados e percorridos para lidar com questões de interesse de uma coletividade. Por isso, devem ser pensadas, analisadas, amplamente discutidas e, finalmente, aprovadas e potas em prática, com a maior participação possível desse conjunto de pessoas que foram a coletividade. Conselhos e Fóruns são exemplos de espaços de participação social.
O QUE É INCIDÊNCIA?
Incidir em políticas públicas é participar da definição de caminhos para transformar a realidade e de estratégias para monitorar o cumprimento destes caminhos. É o que chamamos de monitoramento das políticas públicas. Monitorar também é incidir politicamente.
POLÍTICAS PÚBLICAS E LEITURA, O QUE UMA COISA TEM A VER COM A OUTRA?
Incidir em políticas públicas na área de leitura é buscar o fomento e o acompanhamento de políticas públicas que favoreçam o acesso ao livro e à formação de leitores e de mediadores de leitura. A EMredando aposta em algumas estratégias de incidência política nesta área. A criação do Fórum Baiano do Livro e da Leitura é uma delas.
sexta-feira, 20 de abril de 2012
domingo, 8 de abril de 2012
Sede Própria da Biblioteca Comunitária Sete de Abril
Falta muito pouco para inauguração da sede própria da Biblioteca Comunitária Sete de Abril.
Com apoio do Instituto C&A, por meio de doação de mercadorias das Lojas C&A, a Associação beneficente e cultural Ugo Meregalli está construindo a sede da Biblioteca Comunitária que há mais de oito anos vem funcionando em locais improvisados (sub solo da igreja católica do bairro, casa de moradores). A construção está em fase bastante adiantada e, em breve, além do acervo, a Biblioteca poderá oferecer aos moradores lugar aconchegante e acolhedor para pesquisa, atividades de fomento à leitura e boas prosas literárias.
Com apoio do Instituto C&A, por meio de doação de mercadorias das Lojas C&A, a Associação beneficente e cultural Ugo Meregalli está construindo a sede da Biblioteca Comunitária que há mais de oito anos vem funcionando em locais improvisados (sub solo da igreja católica do bairro, casa de moradores). A construção está em fase bastante adiantada e, em breve, além do acervo, a Biblioteca poderá oferecer aos moradores lugar aconchegante e acolhedor para pesquisa, atividades de fomento à leitura e boas prosas literárias.
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Avante na mídia
No último dia 30 de março, uma das integrantes da Rede EMredando Leituras, a Avante – Educação e Mobilização Social ocupou um espaço na mídia por meio das brilhantes palavras do educador, professor emérito e membro da Academia de Letras da Bahia, Edivaldo Boaventura.
No artigo intitulado “Educação e Mobilidade Social”, publicado na edição impressa do Jornal A TARDE, a trajetória de 15 anos da instituição em defesa da garantia dos direitos infanto-juvenis foi destacada por Boaventura. Foram ressaltados os projetos voltados para a erradicação do trabalho infantil, por meio de parcerias estabelecidas com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as iniciativas de inserção dos jovens no mundo do trabalho, a exemplo do Consórcio Social da Juventude e também as ações de fomento à leitura que são desenvolvidas em bibliotecas comunitárias de Salvador. “A relação de projetos realizados confirma o trabalho em um setor da mais alta relevância social para a comunidade baiana”, destacou Boaventura em seu artigo. A publicação ganhou reverberação. Em resposta ao que foi divulgado, a professora de história e feminista Maria Helena Souza da Silva enviou um e-mail à Avante. “Muito me alegrou ler o artigo do professor Boaventura sobre a Avante e o trabalho de Thereza Marcílio, com quem aprendi muito e a quem dedico estas linhas. Sou testemunha da seriedade e competência desta mulher”, iniciou Maria Helena. Em sua carta, relembrou o tempo em que trabalhou com Thereza no programa Escola para todos, Todos para Escola, programa da Secretaria Municipal da Educação em que Thereza foi responsável pela qualificação e formação de educadores.
http://www.academiadeletrasdabahia.org.br/blog/wp-content/uploads/2012/03/eb300312.jpg
terça-feira, 3 de abril de 2012
Dia Internacional do Livro Infanto Juvenil na Biblioteca Comunitária Maria Rita
Em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infanto Juvenil (02 de abril), uma das 7 bibliotecas que integram a Rede EMredando Leituras, a Biblioteca Comunitária Maria Rita Almeida de Andrade, localizada no bairro da Cidade Nova - Salvador/Ba, promoveu leituras e produções de textos com as crianças da comunidade.
Além de leituras, as crianças sentaram e organizaram um pequeno livro com os próprios textos delas.
Ainda houve a premiação das duas crianças frequentadoras da biblioteca que mais leram livros em 2011. Alanda Gabriela leu 62 livros e Mirelle Gracindo leu 32. Cada uma recebeu dois livros de presente: Polyana e O Menino do Dedo Verde; Perdas e Ganhos e A Fera.
Assinar:
Postagens (Atom)