segunda-feira, 26 de março de 2012

EMredando reunida com a Fundação Pedro Calmon

No dia 24 de março, Rede EMredando Leituras, a convite de Sérgio Rivero –  assessor de projetos da Fundação Pedro Calmon (FPC), apresentou para Ubiratan Castro – diretor geral da FPC e Ivanise Azevedo Tourinho – diretoria de Bibliotecas Públicas, a metodologia usada para formação de mediadores de leitura e de leitores desta Rede.

A EMredando, representada por Marilene Nascimento (Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus, Elisa Maria de Souza (Biblioteca Comunitária de Ilha Amarela), Rita Margarete e Kleber Monteiro (Avante – Educação e Mobilização Social), descreveram a metodologia de formação, apresentaram a proposta do Fórum Baiano do Livro e da Leitura e convidaram a FPC para participar da comissão constituinte deste Fórum. 

Sérgio Rivero, Ubiratan Castro e Ivanise Tourinho validaram muito a metodologia de formação da EMredando e a proposta de criação do Fórum Baiano do Livro e da Leitura.

Ubiratan Castro convidou a Rede para reunião com os diretores das bibliotecas públicas e indicou Sérgio Rivero para representar a FPC no Fórum Baiano do Livro e da Leitura.


quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia da Poesia

14 de março, Dia Nacional da Poesia. É com toda a alegria que comemoramos esse dia. Nada melhor do que comemorar com uma poesia (expressão peculiar da condição existencial do poeta) escrita por quem completa hoje 165 anos de nascimento, um dos grandes poetas nacional, o ilustre baiano: Castro Alves.


As três irmãs do poeta

É Noite! as sombras correm nebulosas.
Vão três pálidas virgens silenciosas
Através da procela irrequieta.
Vão três pálidas virgens... vão sombrias
Rindo colar num beijo as bocas frias...


Na fronte cismadora do Poeta:
"Saúde, irmão! Eu sou a Indiferença.
Sou eu quem te sepulta a idéia imensa,
Quem no teu nome a escuridão projeta...
Fui eu que te vesti do meu sudário...
Que vais fazer tão triste e solitário?..."


- "Eu lutarei!" - responde-lhe o Poeta.
"Saúde, meu irmão! Eu sou a Fome.
Sou eu quem o teu negro pão consome...
O teu mísero pão, mísero atleta!
Hoje, amanhã, depois... depois (qu'importa?)
Virei sempre sentar-me à tua porta..."


-"Eu sofrerei"-responde-lhe o Poeta.
"Saúde, meu irmão! Eu sou a Morte.
Suspende em meio o hino augusto e forte.
Marquei-te a fronte, mísero profeta!
Volve ao nada! Não sentes neste enleio
Teu cântico gelar-se no meu seio?!"
-"Eu cantarei no céu" - diz-lhe o Poeta!

sábado, 10 de março de 2012

Pontos de Leitura de Zona Rural recebem visita da EMredando

Quando José Pereira, responsável pelo Ponto de Leitura de Massaranduba (Distrito de Heliópoles) e grande incentivador e colaborador do Ponto de Leitura de Viuveira (Distrito, também, de Heliópoles) esteve no bairro do Uruguai e participou do projeto Bairro Leitor, ficou encantado com as rodas de leitura, contação de histórias, árvore literária... enfim, com a mediação de leitura da Rede EMredando Leituras. A partir daí, os laços se estreitaram e Zé Pereira, como é conhecido em Heliópoles, pediu o apoio da EMredando. Em resposta, a Rede foi até lá para conhecer, aprender e ensinar.
Desse modo, tivemos a oportunidade de ouvir histórias, fazer mediação, conhecer dificuldades e desafios próprios de Pontos de Leitura da zona rural.
Vale destacar a mediação de leitura no povoado de Massaranduba com professores, gente da roça, artesãs, donas de casa e lavradores. A roda de leitura feita com o conto "O Cego Estrelinho", do livro Estórias Abensonhadas de Mia Couto, tocou fundo e fez emergir angústias, vivências, sonhos... Foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora.