terça-feira, 7 de outubro de 2014

I Encontro de Pontinhos de Cultura da Bahia defende o Direito de Brincar

Pelo Direito de Brincar” é o mote central do I Encontro de Pontinhos de Cultura da Bahia, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Salvador. Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o evento reunirá pela primeira vez as instituições contempladas pelo Edital nº 01/2012. Em pauta estarão temas como Culturas da Infância, ludicidade e formação de redes.


Cada uma das 53 instituições premiadas como Pontinhos de Cultura deve enviar representantes para participar do Encontro, que tem como objetivo principal o fomento à construção da rede de Pontinhos de Cultura do Estado da Bahia a partir de atividades de formação, intercâmbio e articulação entre os premiados. “A realização do Encontro é fundamental para estimular o contato entre as instituições que atuam com as culturas da infância e juventude na Bahia e facilitar as trocas entre elas”, pontua Gleise Oliveira, Diretora de Cidadania Cultural da SecultBA, setor que conduz as iniciativas do programa Cultura Viva no estado.
Para a diretora, a premiação simbólica dos 53 Pontinhos reafirma o valor de manter políticas para a cultura com foco nas crianças e adolescentes. “Colocar em discussão o direito de brincar, independente da idade que se tem, é ratificar a importância dos saberes e fazeres da infância e o que isso nos  agrega ao longo da vida. Para nós, fazer esse encontro é uma conquista”, comemora Gleise.
Os dois dias de programação têm finalidades distintas. O primeiro é aberto ao público e tem cunho mais lúdico, com sarau, declamação de poesias e entrega simbólica dos prêmios pela manhã, com as participações do Secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, e da etnomusicóloga e pesquisadora referência na área de Cultura para a Infância, Lydia Hortélio. À tarde, as atividades concentram-se em torno do debate sobre o “Direito de brincar”, com participação de convidados e a exibição do FILME “Tarja Branca”. O segundo dia é voltado para a capacitação dos Pontinhos e dividido em dois momentos: pela manhã será realizada a “Oficina de Cocriação Lúdica” e à tarde, o “Laboratório para Formação da Rede de Pontinhos de Cultura da Bahia”.
Em homenagem ao cartunista Antônio Cedraz, criador da turma do Xaxado, pela relevância da sua obra para a Cultura da Infância, toda a identidade visual do encontro será estampada com seus desenhos, gentilmente cedidos por sua família.
Sobre Pontinhos de Cultura da Bahia
Os Pontinhos de Cultura são instituições de direito privado sem fins lucrativos, reconhecidas através de premiação após seleção pelo Edital n° 01/2012. O referido Edital destinou-se à concessão de prêmios a entidades no Estado da Bahia com iniciativas relacionadas aos saberes e fazeres da Cultura da Infância e da Adolescência. Esse prêmio tem como objetivo o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente para a construção de uma política nacional de transmissão e salvaguarda da Cultura da Infância e da Adolescência. Foram selecionadas 53 iniciativas, conforme portaria n° 173/ 2013 publicada em Diário Oficial do Estado, com direito a prêmios no valor individual bruto de R$18 mil (dezoito mil reais) para a realização das atividades.
Fonte: http://pontosdeculturabahia.wordpress.com/2014/10/07/i-encontro-de-pontinhos-de-cultura-da-bahia-defende-o-direito-de-brincar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário