terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O Pequeno Príncipe, por Andréa Oliveira

Você sabe realmente o valor da amizade? Alguma vez sentiu na vida o inebriante aroma de cativar alguém e tê-lo no seu coração para sempre? Se você já sentiu isso, pronto, mesmo sem ter consciência, você é um amante da clássica obra O Pequeno Príncipe, de Saint- Exupéry!

Este livro realmente é uma lição de amor para a alma e o corpo. Cada linha dele representa uma simbologia a qual devemos decifrar e absorver para que tenhamos mais felicidade no nosso viver e para que não nos percamos em coisas pequenas e insignificantes do mundo adulto, afinal, nunca devemos esquecer a essência de criança que deve nos habitar em qualquer fase da nossa vida.

Enquanto lia O Pequeno Príncipe, sentia-me bastante vulnerável, pois uma mistura de emoções rememorava a minha infância, os meus amores, a minha família, os meus amigos. Revisitei mais uma vez essa obra e, de novo, percebi que ainda preciso investir mais na minha felicidade e correr léguas das coisas que me deixam infeliz, desanimada, esgotada. A percepção de efemeridade de todas as coisas é muito forte no processo de leitura do livro e isso nos faz querer pincelar nossa vida, a fim de torná-la mais significativa, mais, digamos assim, VIVA! Como foi bom pra mim, nesse meu presente momento, reler Saint-Exupéry.

Por fim, gostaria de indicar a leitura de O Pequeno Príncipe como um livro fomentador do amor, uma vez que ele nos mostra, de forma tão simples e profunda, a importância das coisas aparentemente “desimportantes” (fica bonito criar palavras, não é?). De vez em quando, as pessoas ficam distantes umas das outras e acabam perdendo a beleza interior que cada uma delas, na sua singularidade, tem. Todos somos amanheceres, todos somos estrelas, todos somos luminosidades e somos anoiteceres. E que bom que somos tantas coisas! Não se esqueçam disso!


Andréa Oliveira, consultora da Avante – Educação e Mobilização Social

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

EMredando Leituras une forças com novo polo de leitura de Salvador


Rede EMredando Leituras convida novo polo de leitura de Salvador apoiado pelo Instituto C&A para unir forças em prol do incentivo à leitura na cidade.

O convite resultou em um encontro entre o Comitê Gestor da Rede e o novo polo, Conjuntura de Leitura Infanto Juvenil, na última segunda-feira, 04. Na ocasião, a Rede e o novo polo se conheceram melhor e discutiram como poderiam atuar juntos. A EMredando Leituras aproveitou para convidar o Conjuntura de Leitura Infanto Juvenil  para participar das ações de incidência em políticas públicas planejadas pela Rede para este ano.

No encontro, o novo polo de leitura, composto por cinco instituições, foi representado por Ir. Marivalda, integrante do convento Irmãs Franciscana da Imaculada, Zanilza, educadora da Creche Irmã Guilhermina e Patrícia Santos, educadora da Escola São Damião. Segundo a Ir. Marivalda, as relações que começam a ser construídas com a Rede EMredando Leituras contribuirão significativamente com o processo de desenvolvimento do polo Conjuntura de Leitura Infanto Juvenil. Para ela, a experiência da Rede em atuar na área de leitura e em relacionar-se com o Instituto C&A proporcionarão grandes aprendizados ao polo, que começa agora  a dar seus primeiros passos.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus começa o ano de casa nova


Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus continua funcionando dentro da Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, mas a partir de 2013 passa a ocupar uma nova sala do complexo, localizada no andar térreo, logo na entrada.

Como antes a Biblioteca funcionava no primeiro andar do prédio, que não dispõe de elevador, a mudança para uma sala no térreo significou uma grande melhoria no que se refere ao acesso do público. Nesse sentido, ainda foi instalada uma rampa de acessibilidade na entrada da sala.

Segundo Quiara Barbosa, mediadora de leitura da Biblioteca, os comentários do público sobre a mudança têm sido positivos. "Todos elogiam o novo espaço. Dizem que agora a Biblioteca está mais visível e aconchegante". Quiara também nos contou que depois da mudança as visitas ao acervo da biblioteca aumentaram.