quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Balzac e a costureirinha chinesa, por Raimalda Conceição

A dica de hoje é o livro Balzac e a costureirinha chinesa, de Daí Sijie. A obra foi indicada e comentada por Raimalda Conceição, mediadora de leitura da Biblioteca de Ítalo. Confira!


A história é de Luo e Ma, dois jovens de 17 e 18 anos que em plenos anos 70 vivem na China presidida por Mao Tsé Tung. É nesse contexto da Revolução Cultural Chinesa, que fechou universidades, perseguiu intelectuais e determinou a reeducação de jovens de classe média por meio do trabalho braçal, que Luo e Ma foram considerados burgueses reacionários e encaminhados a um “campo de reeducação” em uma vila isolada no Tibet.

Submetidos à jornada de trabalho muito pesada e descrentes da possibilidade de retornar a sua cidade natal, os jovens encontram alívio nas músicas tocadas por Ma e nas histórias lidas por Luo, especialmente de autoria de Balzac. Meio a tudo isso, os dois conhecem uma costureirinha, por quem ambos se apaixonam.  Ela então lhes revela livros considerados subversivos, de autoria de Flaubert, Dostoievski, Vitor Hugo e Balzac. É a partir daí que você, leitor, vai conhecer uma comunidade que dribla proibições relativas à leitura e constatar os efeitos sociais da literatura, que podem mudar o mundo.


A obra foi adaptada para a telona e fez grande sucesso no circuito de arte brasileiro. Não encontramos o trailler do filme legendado, mas achamos que vale a pena compartilha-lo mesmo assim.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Feliz Natal!


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Meaisken: Nas Asas da Borboleta, por Quiara Barbosa

O livro Meaisken: Nas Asas da Borboleta, de Luciana Lopes de Mello, é a dica de hoje, de Quiara Barbosa, leitora da Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus.


A obra indicada é desconhecida por muita gente, mas Quiara conta que a leitura vale a pena! O que mais a atraiu na obra foi a força das mulheres, pois o livro mostra a situação das mulheres em tempos de inquisição, com destaque para a história de Anne, filha de mãe pagã e pai cristão, que foge dos inquisidores enquanto todas as demais mulheres que conviviam com ela são condenadas. Anne passa então a viver como cristã, em um convento.



Quiara destaca no livro o jogo de interesses entre as instituições vigentes durante o século XVI, com destaque para o poder da igreja, pois personagens femininas que detinham vasto conhecimento espiritual e medicinal, como Anne, que lutavam por sua liberdade e enfrentavam a igreja e outras instituições da época são mortas sob acusação de heresia.



"Foram muitos os aprendizados que obtive com esse livro. Devo lutar por meus direitos, por minha liberdade de escolha. Saber quem sou e quais são as minhas origens, buscar meu bem estar. Qualquer um que leia será envolvido pela força dessa história." conclui Quiara.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

De Menina Para Menina, por Alana Borges

Sou Alana Borges, leitora da Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus, e venho indicar a leitura do livro De Menina Para Menina, de Inês Stanisiere.

A obra é um diário misturado com agenda, no qual uma menina de 12 anos chamada Marivalda fala sobre sua vida e relata todos os seus passos. Ela nos dá conselhos pra que não aconteça com a gente o que aconteceu com ela, fala das suas emoções e das pessoas ao seu redor. Gostei bastante da leitura! É como se Marivalda fosse uma amiga que divide conosco suas experiências.

Aos 35 anos, Inês Stanisiere reune 8 livros publicados em 2 anos, e um feito de vender 4 livros por hora no Brasil com apenas 2 livros, A Agenda de Carol e De Menina Para Menina. A autora fez fama junto as pré-adolescentes e então criou um blog para conversar com meninas do país inteiro. Lá, qualquer um pode registram suas impressões sobre os livros.
 
Blog criado pela autora do livro:
http://www.demeninaparamenina.blogspot.com
Site da autora:
www.inesstanisiere.com.br
Devido a problemas técnicos não conseguimos postar a dica de leitura ontem, quinta-feira.