segunda-feira, 29 de agosto de 2011

José Carlos Limeira e a Poesia Baiana de Matriz Africana

Dia 02 de setembro (sexta-feira), às 15h no Auditório da Biblioteca Pública dos Barris, acontece a palestra DE LUIZ GAMA A LANDE ONAWALE: UM RETRATO DA POESIA BAIANA DE MATRIZ AFRICANA a ser proferida por José Carlos Limeira, poeta baiano e militante do movimento negro brasileiro.
Um dos criadores da importantíssima coleção Cadernos Negros em 1978 na cidade de São Paulo que publica poemas e contos de escritores comprometidos com a literatura afro-brasileira, Limeira tem vários livros publicados e um CD pela Fundação Gregório de Mattos.
Limeira, que tem poemas traduzidos e publicados na Alemanha, Itália e nos Estados Unidos, irá discorrer sobre a poesia baiana de matriz africana desde Luiz Gama (1830-1882), filho de Luiza Mahin, Jônatas Conceição (1952-2009) a poetas vivos como Lande Onawale, Mel Adum, Giovane Sobrevivente e Jocélia Fonseca.
Esta atividade faz parte do Módulo III do curso-oficina 200 Anos de Poesia na Bahia que está sendo ministrado pelo Douglas de Almeida na Biblioteca Pública como parte dos festejos alusivos ao 200º aniversário da referida biblioteca.
De Luiz Gama a Lande Onawale: Um Retrato da Poesia Baiana de Matriz Africana
02 de setembro às 15 horas
Biblioteca Pública da Bahia
Rua General Labatut 27 Barris
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário