domingo, 24 de abril de 2011

Encontro do Clube de Leitura

O Clube de Leitura acontece mensalmente em diferentes espaços da cidade, formais ou informais, e reúne mediadores de leitura, coordenadores e gestores das instituições integrantes da EMredando Leituras para o desfrute de uma boa leitura e empréstimos de livros. O primeiro encontro deste ano aconteceu no dia 14 de abril na praia da Penha, à beira-mar, embalado pelo barulho de suas águas e uma suave brisa da tarde.

O Livro escolhido para leitura nesse encontro foi “Essa história está diferente”, sugestivo título para uma coletânea de contos organizada pelo escritor e jornalista Ronaldo Bressane, com o objetivo de “universalizar o imaginário” do compositor carioca Chico Buarque. Nessa obra, dez autores contemporâneos, nacionais e internacionais, de estilos diferentes, criam contos inspirados em músicas de Chico Buarque.
Inicialmente, os participantes do Clube de Leitura cantaram a música “Feijoada Completa” de autoria de Chico e acompanharam a leitura do conto escrito por Luís Fernando Veríssimo, inspirado na referida música. O conto, também intitulado “Feijoada Completa”, representa uma “comédia da vida privada” recheada de elementos tipicamente brasileiros, como futebol e feijoada, porém rica em humanidade, trazendo conflitos existenciais universais. O grupo destacou a importância do Clube como momento especial para sua formação como leitores, condição essencial para mediar leitura nas bibliotecas onde atuam. Também enfatizou a importância de "se entregar ao prazer da leitura" em espaços abertos, descontraídos e até mesmo poéticos como a Penha.
No final do encontro, os participantes escolheram, entre os 90 títulos que compõem o acervo da Rede, alguns livros para empréstimo.




Um comentário:

  1. Encontro de formação continuada de mediadores
    Rememoramos textos idos e vividos nos renovamos como mediadores leitores e fazedores de novos leitores.Contemplamos estes prazeres com um passeio de lancha da Ribeira a Plataforma.Uma maravilha!Que mar!Ah!Como é bom viver!Como é bom unir literatura e vida.Att,
    Elisa,Silvania e Priscila da Biblioteca Parque São Bartolomeu

    ResponderExcluir