segunda-feira, 11 de maio de 2015

Melhores momentos da Invasão Literária ocorrida na Biblioteca Comunitária Paulo Freire



Na manhã do dia 07 de maio, aconteceu a 5ª edição da Invasão Literária da Biblioteca Comunitária Paulo Freire, como parte do Calendário de atividades do Projeto Ler Salvador, conduzido pela Rede EMredando Leituras e integrante do Edital Arte em Toda Parte – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado a Prefeitura Municipal de Salvador. A 5ª edição da Invasão Literária teve por objetivo sensibilizar a comunidade local para a importância da Biblioteca enquanto espaço relevante para o desenvolvimento de ações educativas e culturais.
O evento teve início na Escola Comunitária Nossa Senhora de Escada, seguindo em caminhada pelas ruas da comunidade de Escada em direção à Biblioteca Comunitária Paulo Freire. Durante o trajeto, ocorreram algumas intervenções literárias. Estiveram presentes no evento, estudantes e professores de escolas municipais, crianças e familiares da comunidade, educadores sociais, mediadores de leituras das bibliotecas da Rede EMredando, integrantes do Grupo Dom Quixote, gestores de instituições parceiras, Bibliotecários, representante da FGM. A presença dos escritores Lucas Yure, Antônio Barreto; Conceição Castro e o grupo de poesia Ágape foi o destaque do evento.
Ao chegar na BC Paulo Freire, aconteceram diversas intervenções de incentivo à leitura literária para o público presente, tais como: Bate-papo com os escritores, declamação de poesias, mediação de leituras, contação de história, doação de livros e oficina de malabares.
No final do evento, a garotada ficou super feliz, pois cada um recebeu de presente um livro de literatura.

 
















quarta-feira, 6 de maio de 2015

V Invasão Literária - Escada


A 5ª edição da Invasão Literária faz parte do Calendário de atividades do Projeto Ler Salvador conduzido pela Rede EMredando Leituras e integra o Edital Arte em Toda Parte – Ano II. da Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado a Prefeitura Municipal de Salvador.
Esta 5ª edição do evento será coordenada pela Biblioteca Comunitária Paulo Freire (BCPF), integrante da Rede, e contará com o apoio das outras seis bibliotecas comunitárias  da EMredando Leituras.
A Invasão Literária tem por objetivo sensibilizar a comunidade local para a importância da Biblioteca enquanto espaço relevante para o desenvolvimento de ações educativas e culturais.
Neste sentido, o SOFIA Centro de Estudos, através da Biblioteca Comunitária Paulo Freire, convida todos os parceiros a participarem deste evento
A atividade acontecerá na sede da Biblioteca Comunitária Paulo Freire, onde serão realizadas diversas atividades de incentivo à leitura literária, tais como:
Bate-papo com o Escritor                  Sarau Literário
Mediação de Leituras                        Contação de História
Teatro de Bonecos                             Doação de Livros
e Muito Mais
Presença confirmada de escritores: Lucas Yure (escritor mirim); Antônio Barreto (cordelista); Conceição Castro (poetisa)

O que             Invasão Literária – V Edição
Data               07 de maio de 2015
Hora               das 8:00 às 12:00
Local              Biblioteca Comunitária Paulo Freire / SOFIA Centro de Estudos
Endereço       Rua Almeida Brandão, 77, Bairro Escada
Referência     Próximo à Estação de Trem do bairro de Escada

Contatos        Ladailza Teles (71) 8888-4298 ou José Edemilson (71) 8706-0359

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Invasão Literária de Cidade Nova

A Invasão Literária ocorrida em 27/04/2015, movimentou o bairro de Cidade Nova.

Alunos e professores de escolas públicas da comunidade, mediadores de leitura das bibliotecas comunitárias, amantes da leitura e transeuntes participaram do evento que, iniciou-se com um grande cortejo literário pelas ruas do bairro.
Em pontos estratégicos, poetas e mediadores de leitura realizaram atividades de contos de histórias, recitais de poesia e Cirandas.
Ao fim do cortejo, as atividades ficaram concentradas na Escola Municipal, na qual teve a participação da pesquisadora e Presidente da Associação Sons do Bem, Nairzinha Spinelli, a qual cantou diversas músicas infantis em uma grande ciranda. Teve também a participação do jovens do Levante Popular que apresentaram uma encenação literária.
O evento teve a cobertura da TVE Bahia.