sexta-feira, 30 de abril de 2010

1º Oficina de mediadores de leitura

A 1ª Oficina de mediadores de leitura aconteceu dia 29 de abril de 2010 na Biblioteca Comunitária do Calabar. Mediadores das bibliotecas da rede Emredando Leituras participaram da Oficina ministrada por Clarice Valladares e Rita Margarete (ambas consultoras da Avante). Inicialmente os participantes desfrutaram do espaço de leitura da Biblioteca apreciando o variado acervo com mais de 50 livros doados pela Avante e pela Biblioteca C. do Calabar para os mediadores. Depois de uma roda de conversa sobre as obras preferidas, com a participação de crianças da comunidade do Calabar, o grupo discutiu a metodologia do programa Prazer em Ler-PPL.

terça-feira, 27 de abril de 2010

2º Encontro de Formação do Programa Prazer em Ler (PPL)

O 2º Encontro de Formação do Programa Prazer em Ler (PPL) - organizado por Polos aconteceu no dia 22 de abril, na sede da Avante. O encontro, coordenado pela consultora do Instituto C&A – Karla Barroca, teve a participação da Avante e dos gestores das bibliotecas integrantes da EMredando Leituras. O grupo revisou o projeto do polo e os planos de ações das bibliotecas; refletiu sobre a mediação nos espaços de leitura das bibliotecas e fez uma leitura dialogada das linhas de base observando as singularidades de cada projeto, em relação ao seixos do Programa Prazer em Ler –PPl. Na ocasião o grupo teve a agradável surpresa da breve visita de Áurea Alencar - Gerente de Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A que fez uma tocante mediação do livro Sonhos de Transgressão: Minha vida de menina num harém, da autora Fátima Mernissi.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bibliotecas escolares passarão a ser obrigatórias

Bibliotecas escolares passarão a ser obrigatórias Escrito por Agência Senado - Marcos Magalhães Qui, 15 de Abril de 2010 15:04 Dentro de no máximo 10 anos, deverá haver uma biblioteca escolar em cada instituição de ensino do país, pública ou privada. A obrigatoriedade está prevista no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 324/09, cujo relator foi o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que foi aprovado em decisão terminativa, nesta terça-feira (13), pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

sexta-feira, 16 de abril de 2010

CANCELAMENTO

Informamos que o evento ABRE A BOCA CALABAR foi cancelado devido as fortes chuvas que vem ocorrendo na cidade. Pedimos desculpas, mas contra a natureza só Deus que pode. Assim que definimos nova data, provavelmente em maio, enviaremos o convite novamente. Saudações Calabaense Rodrigo Pita Coordenador da Biblioteca Comunitária do Calabar Coordenador do grupo Ideologia Calabar http://www.rodrigoc alabar.blogspot. com http://www.bibliote cadocalabar. blogspot. com Tel: 7187238665

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Contamos com a sua presença!!!

A Biblioteca Comunitária Calabar tem a honra de convidá-lo para participar do evento de premiação do I CONCURSO DE POESIA ABRA A BOCA CALABAR.
Data: 17 de abril de 2010
Local: Biblioteca Comunitária do Calabar
Horário: 15h00
Programação: 15h00 - Abertura - vídeo: Biblioteca do Calabar e suas atividades. 15h15 - Recital de Poesia com os Grupos: Calabar Força total e 100% Calabar 15h25 –Perspectiva e importância de Concursos Literários: Rita Margarete (Avante Educação e Mobilização Social) Marcos Peraltas (MACACCA) Representante da SBRC (Associação de Moradores do Calabar) Rodrigo Pita (Associação Ideologia Calabar/Biblioteca Comunitária do Calabar) Valdeck Almeida de Jesus (Idealizador do concurso) 15h50 – Entrega dos livros ao poetas selecionados.
Vamos participar!!!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Momento de discussão sobre operacionalização dos Polos com Áurea Alencar – Gerente da Área Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A

No período de 1 a 5 de março de 2010, no Centro Cultural Luis Freire, em Olinda, aconteceu o 1º. Encontro Polos de Leitura – organizações proponentes - do Programa Prazer em Ler – Instituto C&A.
A Avante, instituição proponente do Polo EMredando Leituras, foi representada pela consultora Rita Margarete, coordenadora desse Polo.
Na ocasião, foram discutidos os seguintes temas: Sustentabilidade; Gestão e Operação de Redes; Participação e Incidência em Políticas Públicas; Comunicação como Direito Humano – Comunicação Estratégica para Fortalecimento dos Polos de Leitura. Para mediar as discussões foram convidados os palestrantes: Helena Rondom – Instituto Fonte, Cássio Martinho, André Araripe – CCLF, Ana Nery, Flora Noberto – CCLF e Cátia de Oliveira – CCLF.